O prefeito Marcelo Crivella e o presidente da Rio Ônibus, Claudio Callac - Divulgação
O prefeito Marcelo Crivella e o presidente da Rio Ônibus, Claudio CallacDivulgação
Por PALOMA SAVEDRA

Rio - Ao contrário dos meses anteriores, a Prefeitura do Rio não vê ainda como antecipar o pagamento do salário de maio. Fontes do governo afirmaram que, desta vez, o mais provável é que o depósito seja feito no quinto dia útil, ou seja, 7 de junho — prazo previsto pelo calendário oficial do Executivo — ,apesar de "estarem trabalhando para reverter essa previsão". Servidores ativos e aposentados do município inclusive têm enviado questionamentos à Coluna pedindo informações sobre a data do crédito.

As antecipações do pagamento têm sido feitas desde que o prefeito Marcelo Crivella (foto) mudou, por decreto publicado em dezembro de 2017, o cronograma e postergou o prazo de pagamento de todo o funcionalismo de janeiro a julho deste ano. Antes, os aposentados e pensionistas recebiam no primeiro dia útil, e os servidores ativos no segundo dia útil. Hoje, o quinto dia útil é a data limite para todos serem pagos.

Mesmo assim, em janeiro a prefeitura depositou o salário de dezembro de 2017 antes do previsto. O mesmo ocorreu de fevereiro a maio (quando foi pago o salário de abril).

RETOMADA DE CALENDÁRIO

As alterações nas datas de pagamento de todo o funcionalismo são criticadas até hoje pelos servidores. E a retomada do calendário antigo já foi colocada como reivindicação do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipais (Mudspm). O governo ainda não bateu o martelo, mas há intenção de restabelecer o cronograma anterior a partir do segundo semestre.

Não à taxação
Publicidade
O Mudspm também reivindica que o governo desista da taxação de inativos. O projeto está na Câmara dos Vereadores e estabelece a contribuição previdenciária (de 11%) de aposentados e pensionistas que ganham acima de R$5.645,80 (teto do INSS). O grupo pretende se reunir com o presidente do Legislativo, Jorge Felippe (MDB), e pressionar o Executivo para a retirada do projeto.
 
Publicidade
Votação pode ser este mês
Ainda não há previsão de data para votação do projeto pelo Legislativo do Rio, mas fontes da Coluna informam que o projeto deve ir ao plenário antes do recesso parlamentar, que será em julho. Se essa previsão se confirmar, o texto pode ser votado a qualquer momento. O município também faz a articulação política para obter maioria, que ainda não é garantida.
Publicidade
 
Audiência sobre Lei Orgânica da Polícia Civil
Publicidade
A criação da Lei Orgânica da Polícia Civil será discutida na próxima segunda-feira em audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Martha Rocha (PDT). De autoria de Zaqueu Teixeira (PSD), o projeto ainda pode receber outros itens por meio de propostas a serem feitas na reunião.
Sugestões da categoria
Publicidade
Zaqueu Teixeira considera importante a presença dos representantes dos servidores da Polícia Civil na audiência. "Mesmo tendo havido um processo de escuta e de recebimento de sugestões, nem todos (os integrantes da polícia) se sentiram representados. Assim, reabrimos as discussões antes que o projeto volte à pauta da Alerj", disse o deputado.
 
Publicidade
Caxias convoca professores
A Prefeitura de Duque de Caxias convoca 21 professores que foram aprovados no último concurso público (Edital SME 001/2015) para integrarem o quadro da Educação. Segundo o município, os educadores "atenderão a vacância de professores l e ll nas unidades escolares da rede em substituição aos candidatos convocados pela Portaria 15 e eliminados por intermédio da Portaria 31, por não apresentarem a documentação na data determinada".
Publicidade
 
Educadores devem se apresentar
Publicidade
Os candidatos serão convocados por telegrama, e-mail ou telefone. Os professores II, que trabalham com turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental, deverão se apresentar no próximo dia 15, às 9h. Os que atuam no 2º segmento, dando aulas de Matemática, Inglês, História e Artes, precisam comparecer no mesmo dia, às 13h, no auditório da Secretaria de Educação, na Rua Prefeito José Carlos Lacerda 1422, no bairro Vinte e Cinco de Agosto.
 
Você pode gostar
Comentários