Rio - O atraso salarial da Câmara Municipal do Rio vai se arrastar até semana que vem. O prazo de depósito dos vencimentos de junho de dois mil servidores e 51 vereadores era a última segunda-feira (primeiro dia útil do mês seguinte ao trabalhado), mas devido às falhas que duram mais de 20 dias no Proderj — autarquia estadual responsável por rodar a folha do Legislativo carioca — o pagamento não ocorreu. Por enquanto, a Casa conseguiu pagar na quarta-feira a primeira parcela do décimo terceiro salário deste ano.
De acordo com as informações da Casa, não há ainda previsão de uma data da próxima semana para o salário ser pago. Ainda nesta semana, acreditava-se que o crédito saísse até hoje, o que acabou não acontecendo.
Sobre a primeira parte do décimo terceiro de 2018, a equipe do Legislativo, junto com o Proderj, conseguiu gerar a folha por ser mais simples sem incidência de Imposto de Renda e contribuição previdenciária.
Prefeitura paga hoje
Já na Prefeitura do Rio, o salário de junho dos ativos, aposentados e pensionistas será quitado hoje, que é o quinto dia útil e prazo de pagamento do pessoal do Executivo. Pelo segundo mês consecutivo, o governo municipal não conseguiu antecipar os depósitos. De janeiro a maio deste ano, os pagamentos foram feitos antes da data estipulada no calendário oficial.
Policiais civis recebem RAS hoje
Após longa espera dos policiais civis e uma ação de cobrança na Justiça, o governo estadual paga, hoje, o Regime Adicional de Serviço (RAS) de 3.391 integrantes da Polícia Civil. De acordo com a Secretaria de Fazenda, ao todo, será depositado o valor líquido de R$ 3,575 milhões, referentes a maio de 2018 e a outros períodos pendentes. A classe espera que o valor quite todos os débitos.
Débito existia
Em fevereiro deste ano, o Estado do Rio depositou cerca de R$ 23 milhões para quitar o Proeis e o RAS da PM. Na ocasião, o governo também informou que estava zerando as dívidas de horas extras com os agentes da Polícia Civil. A categoria, porém, negou a quitação do débito, e a coligação e sindicato dos policiais civis (Colpol e Sindpol) entraram com ação no TJ-RJ para cobrar o pagamento.
Fim da angústia?
Diante das informações desencontradas, os policiais preferem aguardar o depósito de hoje. "A categoria reclama que os valores recebidos do RAS são menores do que os devidos e sem uma posição de qual período se referem. Esperamos que o estado acerte dessa vez e acabe com essa angústia", disse Marcio Garcia, diretor de interesse da classe da Colpol.
Novos diretores na Faperj
O governador Luiz Fernando Pezão bateu ontem o martelo e nomeou novos diretores científico e de tecnologia da Faperj. A escolha foi a partir de lista tríplice do Conselho Superior da Fundação. A pesquisadora e professora da Uerj, Eliete Bouskela, ficará à frente da Diretoria Científica. O titular da Diretoria de Tecnologia será Maurício de Vasconcellos Guedes Pereira.
Currículos
Diretora científica, Eliete Bouskela é graduada em Medicina pela UFRJ, com mestrado em Biofísica e doutorado em Fisiologia, ambos pela UFRJ. E diretor de Tecnologia, Maurício de Vasconcellos Guedes Pereira é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ, mestre em Planejamento Energético da Coppe, com MBA em Marketing na Coppead. Ele foi diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.