Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Daniel Castelo Branco
Assembleia Legislativa do Estado do Rio de JaneiroDaniel Castelo Branco
Por PALOMA SAVEDRA

Os servidores do Judiciário, do Ministério Público (MPRJ) e da Defensoria Pública estarão em peso na Alerj na quarta-feira, quando a Casa analisará o veto do governo ao reajuste de 5% às categorias. Além dos profissionais que trabalham nas unidades da capital, vans e ônibus virão do interior com outros funcionários. A intenção é pressionar os deputados, principalmente porque há receio de não haver quórum para a sessão. Representantes das carreiras acreditam que, lotando as galerias, não haverá ambiente para o esvaziamento do plenário.

Tudo indica que, havendo sessão, os deputados vão derrubar o veto do governador Luiz Fernando Pezão. Como é período eleitoral, é menos provável que os parlamentares sejam contrários à revisão salarial de servidores. Segundo fontes da Coluna, a saída para manter o veto seria a ausência de grande parte deles, adiando a votação.

Integrantes do Palácio Guanabara, por sua vez, afirmam que o aumento fere o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Alegam ainda que se trata de privilégio a umas classes, enquanto as carreiras do Poder Executivo estão com os vencimentos congelados.

O Conselho de Supervisão do regime - vinculado ao Ministério da Fazenda - já emitiu nota contrária ao reajuste, afirmando que viola a Lei 159/2017 (que cria o regime fiscal). O grupo afirmou ainda que o reajuste não se enquadra na exceção prevista na própria lei, que é a revisão geral anual estabelecida na Constituição Federal (quando a revisão salarial é para a recomposição das perdas inflacionárias).

As categorias rebatem e dizem que os projetos são referentes à revisão geral anual e não ao aumento real (reajuste acima da inflação).

Índice de 2015
Publicidade
Como argumento, os servidores do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), MPRJ e Defensoria indicam que os 5% de reajuste são para repor as perdas inflacionárias correspondentes a 2015. Os projetos com a correção salarial foram enviados naquele ano pelos chefes do Poder Judiciário e Ministério Público. Os textos foram votados só este ano, e a Casa incluiu a Defensoria por emenda na proposta do MPRJ.
 
Publicidade
Servidores rebatem Conselho
Diretor-geral do Sind-Justiça, Aurelio Lorenz alega que o reajuste é anterior ao período de adesão do Rio à recuperação fiscal: "E a recomposição salarial está na exceção da lei do regime, pois não é aumento, é reposição inflacionária". "Sobre acharem privilégio, cabe ao chefe de cada Poder, respeitando seu orçamento, enviar mensagem à Alerj. Quem tem que fazer isso pelo Executivo é o governador", diz.
Publicidade
Caravanas reforçam lobby
A vinda de funcionários que trabalham fora da capital reforça o lobby das categorias. "As carreiras estão se mobilizando para uma forte presença na Alerj porque acreditamos ser fundamental a derrubada do veto que cerceia direito constitucional ao reajuste", afirmou Flávio Sueth, presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público (Assemperj).
Publicidade
 
Previ-Rio paga benefício na segunda-feira
Publicidade
Na próxima segunda-feira, o Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio) paga a dependentes de servidores da prefeitura mais de R$ 4,8 milhões em pecúlio post mortem e cerca de R$ 183 mil em auxílio-funeral. O valor do pecúlio liberado é correspondente a um provento ou remuneração do servidor falecido.
 
Publicidade
Inscrições em site
Já o auxílio-funeral é destinado às despesas com o sepultamento de segurados ou pensionistas, até o equivalente a três vezes o menor vencimento vigente do município. As inscrições para esses e outros benefícios assistenciais podem ser feitas pelo http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio, ou, de acordo com cada caso, na Central de Atendimento do Previ-Rio, no térreo do Bloco 2, da sede da prefeitura, na Cidade Nova.
Publicidade
 
Convocação para Educação Especial
Publicidade
A Prefeitura do Rio convocou 250 agentes de apoio à Educação Especial aprovados em concurso de 2014 feito pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A autorização para provimento dos cargos saiu no DO de quinta-feira, e o prefeito Marcelo Crivella também fez o anúncio, ontem, em suas redes sociais. Ele afirmou ainda que pretende chamar os demais candidatos. O concurso tem validade até o fim do ano.
 
Você pode gostar
Comentários