Convênio firmado entre o Ministério da Educação da França e a Faetec vai garantir troca de conhecimentos  - Divulgação
Convênio firmado entre o Ministério da Educação da França e a Faetec vai garantir troca de conhecimentos Divulgação
Por O Dia
Rio - O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, e o representante do Ministério de Educação Francês, Philippe Christmann, fecharam uma parceria que vai promover intercâmbios entre alunos e professores de cursos técnicos e tecnológicos de ambos os países.
"A Faetec se alia a uma grande potência europeia – que é a França – em prol do fortalecimento do Ensino Técnico. Essa troca de experiência e de conhecimento só vai estimular ainda mais o aprendizado de nossos alunos. E a qualidade de profissional que sairá dessa parceria será um desdobramento natural", declarou Massacesi.
Publicidade
A parceria prevê, no primeiro momento, intercâmbio virtual entre as escolas brasileiras e francesas, seguido por visita técnica de profissionais de formação técnica ao país europeu para conhecerem a metodologia do programa. E, depois, um intercâmbio presencial entre estudantes brasileiros e franceses.
A iniciativa, intitulada Escola-Escola, ainda inclui o desenvolvimento conjunto entre os alunos de um projeto voltado à sustentabilidade.
Publicidade
Estágio profissional

O acordo entre as instituições garante também o projeto Escola-Empresa, que vai proporcionar aos estudantes um programa de estágio profissional em companhias brasileiras e francesas. Segundo Philippe Christmann, do Ministério de Educação da França, os alunos que se destacarem poderão ter opotunidades em seu país.
"Estamos buscando desenvolver profissionais que se adequem às necessidades das empresas francesas. Não identificamos a falta de profissionais com graduação na França, mas existe uma carência por mão de obra técnica muito grande", explicou Christmann.
Publicidade
Conversas desde o início do ano
O convênio começou a ser alinhado no início do ano, por intermédio do subsecretário de Cooperação com o setor Tecnológico e Inovativo, Filippo Scelza, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para o representante da pasta, essa aproximação entre as instituições é um ganho enorme para os estudantes da Rede.
Publicidade
"Brasil e França são países amigos, que dividem uma rica história de parcerias. A mais recente é a transferência tecnológica para a construção do nosso primeiro submarino nuclear, no programa PROSUB da Marinha do Brasil. Queremos aproveitar este momento e alinhar algo histórico para o Estado do Rio: o primeiro programa de intercâmbio internacional, voltado para alunos da rede Faetec", declarou Filippo Scelza.