Mais Lidas

PM do Rio retoma cursos indispensáveis para a mudança de patente de policiais

Quase 10 mil policiais militares começam a ser beneficiados com a medida, que abre caminho para promoções

Por O Dia

Mudanças nas regras de promoção são uma das reivindicações dos PMs
Mudanças nas regras de promoção são uma das reivindicações dos PMs -
Depois de amargarem um período de congelamento na carreira, PMs do Rio já podem voltar a fazer seus planos. A Secretaria de Estado de Polícia Militar está retomando a realização de cursos indispensáveis para as mudanças de patente dos policiais - especialmente dos praças.
A reativação desses cursos começa a beneficiar quase 10 mil PMs. Algumas das capacitações - que em condições normais são realizadas anualmente - estavam suspensas há cinco anos, afetando principalmente cabos e sargentos da corporação.

Um relatório produzido pela Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) informa a reativação de cursos, trazendo algum alívio para os militares - que aguardam ansiosos por promoções.
Cabos
O Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC) é necessário para a promoção do cabo a Terceiro Sargento. Com 3.593 matriculados, esse curso já começou no início de agosto. A conclusão será em fevereiro, habilitando os cabos até o final de 2021.

Sargentos

A versão 2018 do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), indispensável para a promoção a Primeiro Sargento, foi suspensa em meados do ano passado. Retomado em maio último, o curso se estenderá até fevereiro de 2021, com 457 sargentos matriculados.
CAS 2020

Em março de 2020, a corporação iniciará o CAS 2020. O processo seletivo já foi aberto com oferta para mil vagas.
Casas

Em fevereiro do ano que vem, terá início o Casas (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos para Área de Saúde), indispensável para promoção a Primeiro Sargento do quadro de saúde. Foram abertas 210 vagas. Basta aprovação no exame intelectual.


CEFa

Iniciado no ano passado, o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS), que viabilizar a promoção a Segundo Sargento, foi concluído em julho deste ano, habilitando 2541 sargentos para promoções até 2021.

Concursos em breve

Está em andamento o concurso de habilitação de músicos, iniciado em agosto último, destinado a sargentos músicos. E também será aberto concurso para habilitar o acesso ao QOA (Quadro de Oficiais Administrativos) e QOE (Quadro de Oficiais Especialistas). A instrução normativa para a promoção ao QOA e QOE, com previsão de 160 vagas para o primeiro semestre de 2020, está pronta, aguardando alteração do decreto.
Carreira dos oficiais

Em relação à carreira de oficiais, estão em andamento três cursos: o Curso Superior de Polícia Integrada (CSPI), o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais de Polícia Militar (QOPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais Administrativos (QOA).
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários