
Um relatório produzido pela Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI) informa a reativação de cursos, trazendo algum alívio para os militares - que aguardam ansiosos por promoções.
Sargentos
A versão 2018 do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), indispensável para a promoção a Primeiro Sargento, foi suspensa em meados do ano passado. Retomado em maio último, o curso se estenderá até fevereiro de 2021, com 457 sargentos matriculados.
Em março de 2020, a corporação iniciará o CAS 2020. O processo seletivo já foi aberto com oferta para mil vagas.
Em fevereiro do ano que vem, terá início o Casas (Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos para Área de Saúde), indispensável para promoção a Primeiro Sargento do quadro de saúde. Foram abertas 210 vagas. Basta aprovação no exame intelectual.
CEFa
Iniciado no ano passado, o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS), que viabilizar a promoção a Segundo Sargento, foi concluído em julho deste ano, habilitando 2541 sargentos para promoções até 2021.
Concursos em breve
Está em andamento o concurso de habilitação de músicos, iniciado em agosto último, destinado a sargentos músicos. E também será aberto concurso para habilitar o acesso ao QOA (Quadro de Oficiais Administrativos) e QOE (Quadro de Oficiais Especialistas). A instrução normativa para a promoção ao QOA e QOE, com previsão de 160 vagas para o primeiro semestre de 2020, está pronta, aguardando alteração do decreto.
Em relação à carreira de oficiais, estão em andamento três cursos: o Curso Superior de Polícia Integrada (CSPI), o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais de Polícia Militar (QOPM) e o Curso de Aperfeiçoamento de oficiais (CAO) para o Quadro de Oficiais Administrativos (QOA).