Equipe do prefeito Marcelo Crivella se preocupa com a arrecadação - Divulgação
Equipe do prefeito Marcelo Crivella se preocupa com a arrecadaçãoDivulgação
Por PALOMA SAVEDRA
Nos bastidores da Prefeitura do Rio, a preocupação é com o pagamento do décimo terceiro salário do funcionalismo, mesmo que o governo já tenha confirmado oficialmente à Coluna, em 16 de julho, que pagará a gratificação até 20 de dezembro, como prevê a lei. Aliás, o secretário de Fazenda, Cesar Barbiero, também já afirmou que o crédito está garantido.

Ainda assim, alguns integrantes do governo Crivella dizem que o município "não sabe como pagará" o abono natalino dos cerca de 200 mil servidores ativos, inativos e pensionistas. Afirmam também que as equipes do Executivo estão apreensivas com o depósito da folha salarial de outubro — que tem de ser feito até 7 de novembro (quinto dia útil).

E na Câmara Municipal, alguns vereadores também apontam riscos de atrasos salariais, tendo em vista os números da arrecadação.

Diante dos novos alardes, a Coluna voltou a questionar o município se o décimo terceiro será quitado este ano.

A Secretaria de Fazenda negou que vai empurrar o crédito do abono para 2020: "será realizado ainda este ano, conforme a legislação vigente". Vale lembrar que, em entrevista à Coluna no dia 22 de julho, Barbiero afirmou que cumprirá a lei. E que a norma prevê o pagamento de "50% em novembro e 50% em dezembro".

A pasta declarou ainda que, "da mesma forma, o pagamento dos servidores também será efetuado nos termos do Decreto 46.198 de 2019". O texto prevê o crédito até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.