Prefeitura do Rio: salário no 2º dia útil ainda fora do radar

Governistas avaliam, por enquanto, que não há condição de caixa para retomar data antiga

Por PALOMA SAVEDRA

Servidores mantêm esperança de governo decidir pela retomada de data até o fim do ano
Servidores mantêm esperança de governo decidir pela retomada de data até o fim do ano -

Ainda não está no radar da Prefeitura do Rio a retomada do segundo dia útil como prazo oficial de pagamento dos salários dos servidores ativos, aposentados e pensionistas no primeiro semestre de 2020. Apesar de o restabelecimento do calendário antigo constar nos planos do Executivo, nos bastidores, governistas não veem, por enquanto, condição de caixa para já tomar essa medida.

A última esperança do funcionalismo é que o governo municipal tem ainda mais algumas semanas pela frente para bater o martelo e definir se manterá o quinto dia útil como data limite para o depósito dos vencimentos ou se vai voltar para o segundo dia útil.

O cronograma de depósitos mudou desde janeiro de 2018. A primeira modificação ocorreu por decreto publicado em dezembro de 2017 pelo prefeito Marcelo Crivella. Até então, as categorias recebiam até o segundo dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

À época, o município alegou uma necessidade de adequar o prazo ao período de entrada de recursos financeiras no caixa municipal.

Desde então, o quinto dia útil foi mantido como o prazo. E quando o Executivo constata que há condição de caixa para antecipar o crédito, faz o depósito antes da data prevista no calendário.

Em nota, a Casa Civil do município informou "que as datas de pagamento dos salários do funcionalismo no primeiro semestre de 2020 serão divulgadas em momento oportuno".

Décimo terceiro

Já o crédito do 13º salário sairá no dia 17 deste mês. O anúncio foi feito por Crivella na noite de segunda, em suas redes sociais. No vídeo, ele também confirmou que os vencimentos de dezembro serão quitados no prazo: na próxima sexta-feira.

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários