Profissionais prejudicados estão reivindicando o pagamento dos salários, benefícios e rescisões - Daniel Castelo Branco
Profissionais prejudicados estão reivindicando o pagamento dos salários, benefícios e rescisõesDaniel Castelo Branco
Por PALOMA SAVEDRA
A Alerj vota, na próxima terça-feira, projeto de lei do governo Witzel que garante aos profissionais de Saúde que trabalham em redes públicas em todo o Estado do Rio a prioridade para internação em hospitais estaduais e municipais, no caso de suspeita de covid-19. A proposta alcança ainda a área de Segurança Pública, como policiais civis, agentes penitenciários e do Degase, além de bombeiros e policiais militares.
O texto também deixa facultado aos municípios fluminenses, por edição de ato próprio, a inclusão de guardas municipais no texto da lei (se aprovada) para a prioridade nas unidades de saúde sob suas respectivas gestões.

No entanto, o texto faz uma ressalva: não haverá essa prioridade quando houver, nas filas de internação, pacientes que estejam em estado crítico ou grave mais acentuado que esses servidores.
Publicidade
Justificativa
Na justificativa do projeto de lei, o governador Wilson Witzel ressaltou que a medida está alicerçada em estatísticas, "que diariamente demonstram o aumento abrupto do número de profissionais de Saúde e Segurança contaminados pela covid-19 em virtude do exercício de suas funções".
Publicidade
E declarou que a efetivação do acesso à saúde, estabelecida pela Constituição Federal, "em muito depende da atuação de tais profissionais, que precisam estar em condições de trabalho para continuar salvando vidas".