Medida alcança todos os profissionais de Saúde - Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Medida alcança todos os profissionais de SaúdeMarcelo Casal Jr/Agência Brasil
Por O Dia
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em regime de urgência, nesta segunda-feira, o projeto que garante pensão vitalícia à família do servidor da área da Saúde que morrer vítima da covid-19, em razão do exercício da função. Com o aval da CCJ, o projeto, de autoria da deputada Alana Passos (PSL), vai à votação no plenário virtual na próxima quinta-feira.

O projeto alcança também o trabalhador que não exerce atividade-fim na Saúde, mas que auxilie no serviço de apoio, como limpeza, lavanderia, segurança e outros. Escala de serviço ou registro de presença serão válidos como prova de contágio pelo coronavírus.

"Esse benefício é urgente. Infelizmente, mais de 30 profissionais de saúde já perderam suas vidas ao se arriscarem para salvar outras", disse Alana Passos. 
Pela proposta, o valor mensal da pensão será de 100% da remuneração paga ao servidor, respeitando o limite máximo da Previdência Social.
Publicidade
Se aprovada e sancionada, a lei dará o benefício a cônjuge ou companheiro, filho menor de 21 anos ou até 24 anos estudante, ou que tenham deficiência. Pais e irmãos que comprovem dependência também poderão solicitar a pensão.