Governo federal reabre prazo para receber doação de computadores, tablets e notebooks

Nova data limite é o dia 29 de maio; equipamentos serão utilizados para auxiliar servidores que estejam em teletrabalho

Por O Dia

Prazo foi reaberto pelo Ministério da Economia
Prazo foi reaberto pelo Ministério da Economia -
O prazo para o recebimento de doações para enfrentamento da situação de pandemia causada pela covid-19 foi reaberto pelo Ministério da Economia (ME). Até as 18h do dia 29 de maio, empresas e cidadãos podem doar, no Portal de Compras Governamentais, equipamentos como desktops, notebooks e tablets, que serão utilizados pelos servidores federais para exercerem as atividades via trabalho remoto.

Mais 24 desktops foram doados nos últimos dias para possibilitar que a prestação de serviços públicos não pare. Ao todo, o Ministério da Economia já recebeu mais de R$ 24 milhões em doações para o combate à Covid-19. Foram também conseguidos itens de insumo de saúde como máscaras, álcool em gel e respiradores, e serviços de logística.

“Toda ajuda é necessária neste momento de enfrentamento à doença. Até agora recebemos doações que estão sendo revertidas em prestação em prestação de serviços públicos, tanto na área hospitalar, quanto em relação aos outros eixos da Administração Pública Federal”, explica Cristiano Heckert, secretário de Gestão do ME.

Como doar

As doações poderão ser entregues em qualquer localidade do país. Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, em situação regular no país, poderá se habilitar para a doação, mediante inscrição via internet. Poderão ser oferecidos equipamentos novos ou usados em bom funcionamento.

As inscrições podem ser realizadas de quatro maneiras: pelo e-mail doacoes@economia.gov.br; por intermédio do protocolo eletrônico; pelo peticionamento eletrônico; ou, em Brasília, presencialmente no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco C, sala 110, CEP 70.046-900.

Reuse

Por meio da plataforma oficial de doações do governo federal, o Reuse, os interessados em doar outros insumos e serviços para o combate ao coronavírus (Covid-19) também podem manifestar interesse.

Primeiro, o usuário deve se cadastrar no portal gov.br. Após completar o cadastro, basta acessar o site do Reuse e incluir as doações na opção “quero doar”. O interessado deve incluir as informações sobre o produto ou serviço, anexar fotos e indicar se a doação é para um órgão específico (opcional).

Ao finalizar, a oferta do doador será analisada pela Central de Compras do ME. Concluída a avaliação, o anúncio do doador será publicado automaticamente pelo Reuse e ficará disponível durante dez dias. Além disso, existem as doações simplificadas. As orientações para essa modalidade e lista de doadores está disponível para todos os interessados no Portal de Compras Governamentais.

Comentários