Autarquia é responsável pelas aposentadorias e pensões do Estado do Rio - Agência O DIA
Autarquia é responsável pelas aposentadorias e pensões do Estado do RioAgência O DIA
Por PALOMA SAVEDRA
A prova de vida exigida pelo Rioprevidência aos mais de 200 mil aposentados e pensionistas do estado será retomada em janeiro de 2021. Quem não comparecer, poderá ter o benefício suspenso, até que a situação seja regularizada. Também chamada de recadastramento, a medida foi implementada no início deste ano justamente como forma de controlar a folha de pagamentos e evitar fraudes. Mas no fim de abril teve que ser suspensa em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Como a coluna informou em 21 de julho, já era previsto que ficasse só para o ano que vem. Mas a autarquia ainda não tinha batido o martelo. "Vamos voltar a exigir a prova de vida em janeiro. Este ano não tem mais como continuar, porque, para isso, é preciso a presença dos inativos e pensionistas nas agências do Bradesco (banco responsável por rodar a folha do Estado do Rio), e ainda estamos na pandemia", declarou o presidente da autarquia, Sérgio Aureliano.
Publicidade
O gestor do fundo previdenciário estadual, porém, fez a ressalva de que esse calendário poderá mudar dependendo do cenário na área da Saúde.
Aureliano explicou ainda que o mesmo método para o pente fino na folha dos inativos e pensionistas que começou a ser seguido este ano será mantido: "Em janeiro, vamos cobrar a presença dos nascidos em janeiro, em fevereiro também dos nascidos no mês, em março, e assim por diante".
Publicidade
O recadastramento é um complemento do trabalho de auditoria da folha que a autarquia vem fazendo, já que o cruzamento de dados dos vínculos do Rioprevidência com informações de cartórios do estado e o INSS já vinha sendo implementado.
Reabertura de agências
Publicidade
Além da prova de vida, os serviços de atendimento presencial do órgão tiveram que ser suspensos. E alguns serão retomados esta semana. Amanhã, por exemplo, a Agência Centro voltará a funcionar sempre das 10h30 às 15h30, para pedidos pré-agendados no site. Nos próximos dias, as unidades de Niterói e Bangu também voltarão a abrir.