Categorias fizeram ato ontem contra a PEC 32 na Candelária - Divulgação/Fosperj
Categorias fizeram ato ontem contra a PEC 32 na CandeláriaDivulgação/Fosperj
Por PALOMA SAVEDRA
Os servidores públicos municipais, estaduais e federais no Rio de Janeiro foram às ruas do Centro da cidade nesta quarta-feira em protesto à reforma administrativa. O ato teve concentração na Candelária, às 16h, e foi parte de uma mobilização nacional em reação à PEC 32. Outras capitais também foram palco de manifestações.
O funcionalismo de todo o país tem se organizado para evitar o avanço da proposta no Congresso, que deve ser votada em 2021. O projeto do governo federal reformula as regras do serviço público na União, estados e municípios. Entre as medidas previstas, está o fim da estabilidade para novos servidores e a extinção de benefícios, como triênio e licença prêmio.
Publicidade
A promessa é de que as categorias intensifiquem a mobilização e preparem mais ofensivas à reforma. A principal delas, aliás, já foi apresentada: membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público pediram ao Supremo (STF) a suspensão da tramitação da PEC 32.
Os parlamentares argumentam que o governo não apresentou dados que embasem a proposta. E pedem também, na mesma ação, que o Ministério da Economia dê transparência a essas informações.
Publicidade