Rodrigo Maia afirmou também que o projeto de autonomia do Banco Central não é urgente no curto prazo - Tomaz Silva/ Agência Brasil
Rodrigo Maia afirmou também que o projeto de autonomia do Banco Central não é urgente no curto prazoTomaz Silva/ Agência Brasil
Por PALOMA SAVEDRA
Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) receberá, a partir das 13h desta terça-feira, representantes do governo federal e do Estado do Rio, como o governador em exercício, Cláudio Castro, para tratar do PLP 101/2020, que prevê um novo modelo do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Autor do texto, o deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ) também participará da reunião, que poderá abrir caminho para um acordo entre o Rio e a União. 
O objetivo do governo fluminense é conseguir apoio da União e o empenho de Maia para acelerar a votação do projeto, como a coluna antecipou no último sábado. Maia pode levar o PLP ao plenário ainda este mês.
Publicidade
A proposta prevê uma nova renegociação de dívidas dos estados brasileiros com o Tesouro Nacional e, para os entes em grave crise, a adesão à recuperação fiscal.
Esse novo regime proposto no texto tem duração total de 10 anos. Se de fato o projeto for aprovado pelo Congresso, o Rio de Janeiro terá 13 anos de recuperação fiscal. E deixará de pagar a parcela da dívida com a União no primeiro ano. Nos anos seguintes, pagará gradativamente, em cotas mais suaves.
Publicidade
Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás também pretendem aderir ao RRF. Aliás, governadores desses e de outros estados também marcarão presença na capital federal esta semana para tratar do tema.