Prefeitura informou que contracheques virtuais foram corrigidos, seguindo determinação imposta por lei federal - Divulgação
Prefeitura informou que contracheques virtuais foram corrigidos, seguindo determinação imposta por lei federalDivulgação
Por PALOMA SAVEDRA
Servidores municipais do Rio de Janeiro farão um ato simbólico em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova, nesta sexta-feira, em protesto ao atraso do 13º salário das categorias. Na ocasião, os funcionários também vão protocolar um ofício pedindo audiência com o prefeito Eduardo Paes (DEM). A mesma solicitação será feita ao novo presidente da Câmara de Vereadores, Carlo Caiado (DEM).
O ato está sendo convocado pelo Movimento Unificado dos Servidores Municipais do Rio (Mudspm), que reúne diversas categorias do serviço público carioca. Devido à pandemia, a manifestação terá poucas pessoas - todas com máscaras - e será transmitida ao vivo pelas redes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe).
Publicidade
Diante do caos nas finanças deixado pela gestão anterior, o funcionalismo também se preocupa com os próximos pagamentos. E pretende cobrar do atual governo o compromisso com os salários em dia, entre outras questões relativas às categorias.
Esta sexta-feira, dia 8 de janeiro, é o prazo oficial para o depósito da folha de dezembro. No entanto, o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo, já afirmou que o governo anterior não deixou o valor necessário em caixa para quitar essa despesa.
Publicidade
O montante é de R$ 1,4 bilhão, e, segundo o titular da Fazenda, foram deixados apenas R$ 69 milhões de recursos em caixa. O cenário fiscal levou Eduardo Paes a admitir ontem o que Pedro Paulo havia declarado à coluna, na última terça-feira: que não há garantia de quitar os vencimentos de dezembro nesta sexta.