Auditores fiscais do Trabalho fazem campanha pela erradicação do trabalho infantil - Divulgação
Auditores fiscais do Trabalho fazem campanha pela erradicação do trabalho infantilDivulgação
Por O Dia
A Inspeção do Trabalho completa 130 anos hoje, dia 17 de janeiro. Criada para coibir o trabalho de crianças menores de 12 anos, suas atribuições avolumaram-se ao longo do tempo. Hoje é instrumento importante na proteção dos contratos trabalhistas, na segurança e saúde dos empregados e no combate ao trabalho escravo.
Para marcar a data, o Sinait, sindicato que representa os auditores fiscais do Trabalho, protagonistas na garantia desses direitos, promove nas redes sociais a campanha ‘Trabalho infantil. Uma realidade que poucos conseguem ver’. O objetivo é chamar atenção para o desafio de erradicar o trabalho infantil no Brasil e no mundo até 2025.
Publicidade
O Sinait ressalta que 2021 será o Ano Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, definido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU. "Além disso, a erradicação do problema é uma das metas da 'Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável'", acrescenta.
Em nota pública, o sindicato lembra que "na pandemia, os servidores assumiram papel essencial na proteção dos trabalhadores contra condições que os colocassem em risco de contaminação pelo novo coronavírus".
Publicidade
E reforça que a importância da carreira para a sociedade "ficou ainda mais explícita diante do agravamento do quadro de crise socioeconômica trazido pela crise de saúde pública".
"A covid-19 trouxe consigo, além das mortes, aumento do desemprego, da pobreza, da informalidade, da precarização, do trabalho irregular de crianças e adolescentes, do trabalho análogo à escravidão. Todos esses desafios são enfrentados pela Inspeção do Trabalho", destaca.