Professores são contra retorno das aulas presenciais agora - Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Professores são contra retorno das aulas presenciais agoraReginaldo Pimenta / Agencia O Dia
Por O Dia
O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) vai recorrer à Justiça contra o retorno das aulas presenciais na rede carioca de ensino, anunciado pela Prefeitura do Rio. Em nota, a entidade informou que, diante do anúncio de reabertura das escolas "durante a pandemia da covid-19", o departamento jurídico "ajuizará todas as medidas cabíveis contra tais medidas que representarão um maior risco à vida" dos professores e demais servidores.
O Sepe declarou ainda que adotar a medida quando há uma "segunda onda de pico de contágio e mortes", favorecerá "ainda mais a circulação e a aglomeração de pessoas propiciando o aumento do nível de contágio e de mortes".
Publicidade
A entidade acrescentou que a rede municipal do Rio é a maior rede da América Latina e uma referência. E alegou que "a sua reabertura poderá produzir um efeito cascata sobre as demais redes de educação que se também reabrirem ocasionará um enorme impacto com a circulação de milhões de pessoas no estado do RJ com graves consequências para toda a população".
Segundo o sindicato, as medidas do governo municipal representam "ofensa aos princípios fundamentais da Constituição da República de respeito à vida e à dignidade da pessoa humana".
Publicidade
A categoria já havia declarado ser favorável à volta das atividades presenciais somente após a vacinação completa dos profissionais de Educação tanto na rede estadual quanto na rede municipal.