Educadores da Prefeitura do Rio farão ato nesta quinta-feira - Daniel Castelo Branco
Educadores da Prefeitura do Rio farão ato nesta quinta-feiraDaniel Castelo Branco
Por O Dia
Secretários Escolares da rede municipal do Rio farão um ato nesta quinta-feira, às 10h, em frente à prefeitura, na Cidade Nova, contra a reabertura das unidades de ensino. A manifestação é convocada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) e será transmitida ao vivo pelas redes sociais da entidade.
O Sepe alega que o ato é em protesto contra "a falta de condições estruturais das escolas municipais, que foram reabertas para atividades presenciais em 2021". E informou que a manifestação terá todos os protocolos de seguranças: uso de máscaras, distanciamento etc.

"Os secretários são a 'linha de frente' das escolas e estão extremamente expostos na pandemia: eles entregam e recebem documentos, cestas básicas, cartões, material escolar, uniforme, fazem matricula, atendem telefone, limpam a escola, concertam computadores, são porteiros, e outras coisas mais. E com todo esse trabalho, a prefeitura retirou um direito da categoria que é garantido por lei: o pagamento da GD Intermediária e Avançada para os aprovados nos cursos de 2020", argumentou o Sepe.
Publicidade
Os secretários exigem o cumprimento da Lei 5335/11 e do Decreto n° 44679/18.

O sindicato ressaltou ainda que a rede municipal está realizando a Greve Pela Vida, junto com os profissionais do estado.