Cursos da Enap foram encomendados pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, da Presidência da República
Cursos da Enap foram encomendados pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, da Presidência da RepúblicaDivulgação
Por O Dia
Gestores municipais poderão contar, no segundo semestre, com capacitações gratuitas oferecidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Enap vai montar 24 cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) com informações e orientações sobre temas relacionados à gestão de cidades.
O intuito é preparar os administradores para temas que envolvem os municípios, como orçamento, passo a passo para a contratação de uma obra e até orientá-los sobre como agir em uma emergência de saúde.

O programa estará disponível no site da Escola Virtual de Governo (EV.G) no segundo semestre deste ano. O conteúdo poderá ser acessado por prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e suas equipes.
Publicidade
Os cursos foram encomendados pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, da Presidência da República, e fazem parte do Programa de Formação do Novo Prefeito + Brasi.
Segundo a Enap, um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado no início deste mês garantiu o repasse de R$ 934 mil para a elaboração e produção dos cursos.

A Escola Nacional de Administração Pública informou ainda que, informações sobre recursos financeiros e consórcios para a gestão municipal, e orientações sobre como usar a Plataforma + Brasil para a formalização de convênios, contratos de repasse e outras transferências da União serão alguns dos temas abordados.

"Além dos 24 cursos, serão ofertados os Guias de 100, 200 e 365 dias de gestão municipal, com orientações de gestão, legislação atualizada e boas práticas para o início do ciclo de quatros anos de mandato, visando garantir a prestação dos serviços públicos à população. As publicações serão produzidas em formato PDF e poderão ser impressos. O conteúdo será basicamente o mesmo dos cursos on-line", divulgou a Enap.
Publicidade
Diretor de Desenvolvimento Profissional da Enap, Paulo Marques ressaltou que o objetivo do programa é capacitar os administradores, "principalmente os mais de 60% de prefeitos que estão em primeiro mandato, a enfrentarem os desafios da gestão municipal".
"Daremos a eles, de forma gratuita, direta e acessível, ferramentas para enfrentar os principais problemas e desafios do momento", afirmou Marques.

CAPACITAÇÃO JÁ COMEÇOU

A Enap já vem promovendo cursos de capacitação para prefeitos de todas as regiões do país desde janeiro deste ano. As três primeiras turmas já concluíram as atividades e duas estão em andamento. No segundo semestre, deverão ser formadas mais cinco turmas, com prefeitos e vice-prefeitos, totalizando 500 alunos.