Aposentados e pensionistas, além de anistiados civis do Executivo federal, podem utilizar o serviço no aplicativoReprodução internet

Por O Dia
Com o SouGov.br, aplicativo lançado pelo Ministério da Economia exclusivamente para o funcionalismo federal, os aposentados e pensionistas da União, além de anistiados, podem fazer a prova de vida digital. Aqueles que têm a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) iniciam o processo pelo SouGov.br, fazem a validação facial por meio do aplicativo Meu Gov.br e, depois, acompanham a situação da prova de vida pelo SouGov.br.
O ministério ressaltou que o procedimento virtual é uma alternativa ao comparecimento presencial à uma agência bancária para a realização da prova de vida anual: "O que garante mais comodidade e segurança aos beneficiários", informou. 

O SouGov.br permite que todos os beneficiários – independentemente de ter ou não biometria – possam acompanhar a situação da prova de vida por meio do app, obter o comprovante e receber notificações sobre o prazo para a realização da comprovação.
Publicidade
AUXÍLIO E FÉRIAS

Também é possível solicitar auxílio transporte, consultar férias e acessar a carteira funcional digital, entre outras funcionalidades.
De acordo com a pasta, o SouGov.br oferece, ao todo, 24 serviços simples e intuitivos, possíveis de serem acessados a qualquer hora e em qualquer lugar.
Publicidade
50 SERVIÇOS ATÉ SETEMBRO DE 2022
Gradativamente, o Sigepe Banco de Talentos e o Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo. Até setembro de 2022, o SouGov.br oferecerá cerca de 50 serviços aos usuários.

"Para as unidades de Gestão de Pessoas, serão cerca de 40 serviços automatizados, que permitirão um melhor aproveitamento da força de trabalho e dos recursos públicos federais em outras demandas", informou o ministério.
Publicidade
De acordo com a pasta, os gestores terão acesso a vários instrumentos e informações sobre a força de trabalho da Administração Pública federal, que servirão de apoio na tomada de decisões e na construção de políticas de Gestão de Pessoas.