Audiência conjunta discutiu efeitos da reforma administrativaEduardo Barreto/ CMRJ

Atualmente, 73% dos funcionários públicos no Município do Rio de Janeiro ganham entre 1 salário mínimo e R$ 5.589. É o que aponta levantamento apresentado nesta quinta-feira pelo vereador William Siri (Psol), presidente da Comissão de Trabalho e Emprego da Câmara Municipal.
Os números foram citados durante audiência pública conjunta realizada pelas Comissões de Trabalho da Alerj e do Legislativo carioca. O encontro ocorreu na Câmara para debater os efeitos da reforma administrativa (PEC 32), em tramitação no Congresso. Além de parlamentares, servidores que atuam em solo fluminense participaram da discussão.
Publicidade
Contrário à PEC 32, William Siri defendeu a valorização das carreiras do setor: “Estamos defendendo a luta dos servidores pela carreira e estabilidade, e honrando a concepção de Estado que gera emprego e dá melhor qualidade de vida para seu povo”.
Para a presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj, deputada Mônica Francisco (Psol), o projeto retira direitos conquistados pelas categorias. 
Publicidade
"Essa proposta visa a supressão de todos os direitos adquiridos legalmente pelos movimentos sindicais através da Constituição de 1988. Por isso, reitero a importância dessas discussões e atos, para mostrar a força dos servidores mesmo diante de tantas humilhações. Continuaremos nos reunindo, indo pra rua e denunciando esta política econômica que insiste em privilegiar os mais ricos em detrimento dos trabalhadores e do próprio Estado brasileiro” afirmou.
'POPULAÇÃO PREJUDICADA'
Publicidade
Uma das representantes do funcionalismo, a auditora fiscal aposentada da Receita Federal Maria Lucia Fattorelli alegou que, se for aprovada, a PEC 32 prejudicará o acesso da população a serviços básicos.  
"Quem mais vai perder é o conjunto da sociedade brasileira. Em um país tão desigual como o nosso, a maioria das pessoas não têm acesso à educação, a não ser por meio do ensino público, assim como muitos não têm acesso à saúde, a não ser pelo SUS. Essa PEC não pode nem ser considerada uma reforma, porque ela não melhora nada”, opinou Maria Lucia Fattorelli.
Publicidade
"A PEC 32 decorre de um cenário de escassez que teve início em 2014, e vem de uma falsa alegação de que o problema das contas públicas está no gasto com os servidores", concluiu.