Rafael e Kaike foram resgatados após ficarem sumidos por 6 dias   - Arquivo Pessoal
Rafael e Kaike foram resgatados após ficarem sumidos por 6 dias Arquivo Pessoal
Por Charles Rodrigues
Semelhante a uma novela, a saga dos meninos Rafael Pereira de Souza e Kaike Rodrigo da Silva, ambos de 13 anos, durou 6 dias, teve capítulos de tensão e dor das famílias, mas terminou com um final feliz.
Desaparecidos há 6 dias, após embarcarem escondidos em uma carreta, em Caratinga (MG), os meninos foram avistados, na última terça-feira, na Zona Sul do Rio, onde, segundo familiares, estavam vendendo bombons em sinais de trânsito e dormindo nas ruas.
Publicidade
De acordo com familiares, Rafael e Kaike teriam vindo para o Rio de Janeiro na companhia de um jovem, de 20 anos, que sabendo do monitoramento da polícia, resolveu retornar, na quinta-feira passada, para Leopoldina, em Minas Gerais.
Os adolescentes foram resgatados pelo Conselho Tutelar e levados de volta para Caratinga, onde reencontraram as famílias. Apontado como mentor da viagem, o jovem, ainda não identificado, poderá ser indiciado por aliciamento e corrupção de menores.
Publicidade
Aliviada, a auxiliar de serviços gerais Fernanda Rezende da Silva, de 34 anos, lembrou os momentos de tensão pela ausência do filho Kaike e reiterou a importância de se fazer justiça.
“Meu filho dormiu nas ruas e vendeu doces em sinais de trânsito. Ele tem pai e mãe e vive com todo o conforto que podemos. Poderia ter sofrido alguma violência ou até morrer. Retornou doente, com uma infecção, e está em tratamento. Quem planejou e aliciou essas crianças deve responder pelos seus atos para que isso não se repita”, disse Fernanda, num misto de alívio e revolta.
Publicidade
Ação- As ações de acolhimento e buscas dos menores foram capitaneadas pelo Conselho Tutelar de Caratinga e pela Fundação para Infância e Adolescência (FIA). O caso está a cargo da Polícia Civil, que deverá ouvir as testemunhas para dar prosseguimento às investigações e o indiciamento dos envolvidos.