A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ) e a SuperVia fecharam uma parceria para veicular nos painéis das estações e TVs dos trens da SuperVia um vídeo informativo sobre como prevenir novos desaparecimentos de crianças e adolescentes e o que fazer em um possível caso.
Com a chegada do verão, os números tendem a aumentar e, por isso, a FIA/RJ desenvolveu um vídeo informativo, baseado na cartilha elaborada em parceria com a Defensoria Pública. A ação tem início no fim de semana de carnaval e vai até o dia 26 de março.
Algumas orientações para prevenir novos casos são sugeridas no vídeo, como: fazer o RG da criança o mais cedo possível; identificar as crianças com pulseira ou crachá antes de sair de casa; sempre aguardar que a criança entre no local de destino (escola, festa, casa de amigos, etc); além de informações de como proceder em algum possível caso.
“Nessa época do ano, com o verão e as férias escolares, infelizmente os casos acontecem com mais frequência. É muito importante os responsáveis redobrarem a atenção e tomarem todas as medidas de prevenção possíveis principalmente nesse período”, alertou Luiz Henrique, gerente do Programa SOS Crianças Desaparecidas.
A Presidente da FIA/RJ, Fernanda Lessa, celebra o acordo, “Essa parceria é muito importante para aumentarmos o nível de informação da população sobre esse tema. Os trens da SuperVia recebem inúmeras pessoas diariamente e acreditamos que essa é mais uma ação, dentre outras, que reduzirá de forma significativa os desaparecimentos nesse verão”.
FIA oferecerá apoio às famílias
A FIA oferece apoio às famílias na elaboração e divulgação dos cartazes das crianças desaparecidas; divulgação com a grande rede de parceiros na mídia e nas redes sociais, além do atendimento psicossocial. Após a localização o apoio é continuado através do atendimento psicossocial e dos encaminhamentos necessários para as outras políticas.
Casos- De acordo com dados da Fundação para a Infância e Adolescência - RJ (FIA/RJ), 172 novos casos de desaparecimentos foram registrados no ano de 2021; em 2019, por exemplo, o número foi de 90. No entanto, a cada 10 registros, 9 foram solucionados.
O grande objetivo do SOS Crianças Desaparecidas, da FIA/RJ, é reduzir ao máximo o número de casos para então atuar prioritariamente em ações de prevenção, como essa realizada em parceria com a Supervia.

Busca Imediata- No caso de desaparecimento registre imediatamente a ocorrência em qualquer delegacia de polícia, levando a foto mais recente que tiver da pessoa. O Programa SOS Crianças Desaparecidas disponibiliza os telefones: (21) 2286-8337 / (21) 98596-5296. Maiores informações no site da entidade: www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br