A apuração deverá acontecer no dia 26 de abrilEstefan Radovicz

Rio - A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (11) o calendário dos desfiles das escolas de samba. A lista foi publicada no Diário Oficial. A primeira apresentação acontecerá no dia 20 de abril, na Marquês de Sapucaí, com o desfile da Série Ouro. No último mês, a capital decidiu adiar a festa para o feriado de Tiradentes. 
De acordo com o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a mudança se baseou no aumento dos casos de covid-19 provocados pela variante Ômicron. A cidade do Rio vive um pico de casos do novo coronavírus, assim como o restante do país. A escolha pelo mês de abril foi feita considerando a curva de casos novos provocados pela cepa em outras cidades pelo mundo.

De acordo com o novo cronograma, após a antiga Série A, nos dias 22 e 23, acontecerá o desfile do Grupo Especial. Logo em seguida, em 24 de abril, chega a vez das crianças das escolas mirins.

A apuração deverá ocorrer no dia 26 de abril. Por fim, o desfile das Campeãs será no sábado (30).
A nova marca dos desfiles do Grupo Especial
A Liesa organizou uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, na Cidade do Samba, para explicar o processo de criação da nova marca dos desfiles do Grupo Especial, revelada na última semana. O encontro reuniu, além do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro e do diretor de marketing, Gabriel David, o artista plástico André Rodrigues e os desenvolvedores da marca, Fred Gelli e Alice Gelli.
O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, falou aos jornalistas sobre os próximos passos da entidade na organização dos desfiles de abril e confirmou a realização dos mini-desfiles na Cidade do Samba nas datas oficiais do carnaval, em fevereiro.

Confira o calendário na íntegra:

Sapucaí

20/04 (Quarta-feira) - Série Ouro Liga RJ
21/04 (Quinta-feira) - Série Ouro - Liga RJ
22/04 (Sexta-feira) - Grupo Especial - Liesa
23/04 (Sábado) - Grupo Especial - Liesa
24/04 (Domingo) - Desfile das Crianças - Aesm-Rio
26/04 (Terça-feira) - Apuração
30/04 (Sábado) - Campeãs - Liesa

Intendente Magalhães

20/04 (Quarta-feira) - Federação de Blocos
21/04 (Quinta-feira) - Grupo de Avaliação - Superliga
22/04 (Sexta-feira) - Grupo Bronze - Superliga
29/04 (Sexta-feira) - Grupo Prata - Superliga
30/04 (Sábado) - Grupo Prata - Superliga
01/05 (Domingo) - Grupo B+C - Livres

Terreirão do Samba

20/04 (Quarta-feira)
21/04 (Quinta-feira)
22/04 (Sexta-feira)
23/04 (Sábado)
30/04 (Sábado)