Tiago Martins estreia no comando da São ClementeFoto: Reprodução / Rafael Arantes

Rio - A São Clemente promete fazer o céu — e os amantes do Carnaval — sorrir durante o desfile da agremiação da Zona Sul. Com o enredo "Minha Vida é uma Peça", a agremiação da Zona Sul vai prestar uma emocionante homenagem ao humorista Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021 vítima da covid-19. O desfile é assinado pelo carnavalesco Tiago Martins, que revela que a estreia tem um "sabor especial".
"Ainda lembro quando sai de casa com a cara e a coragem, trazendo na mochila apenas sonhos e nenhum conhecimento, e bati de porta em porta nos barracões, até conseguir minha primeira oportunidade para trabalhar numa escola de samba. O destino quis que fosse exatamente a São Clemente. Tive oportunidade em outras agremiações, mas foi aqui que criei os meus laços e que permanecia por mais tempo. São alguns anos me dedicando com muito carinho e me envolvendo cada dia mais. E na medida que o tempo passava, eu regava cada vez mais dentro de mim o sonho de se tornar carnavalesco. Por isso essa minha estreia tem uma sabor muito especial. É uma dupla realização, já que, além de ter conquistado esse cargo que sempre sonhei, estou estreando na escola que amo e que sempre terá um espaço muito importante em meu coração", comemorou o carnavalesco em entrevista ao O DIA.
Nos preparativos para o Carnaval, a agremiação decidiu mudar o enredo para reverenciar a vida e carreira de Paulo Gustavo. A decisão do tema do desfile da São Clemente aconteceu após uma conversa entre o presidente da escola, Renato Almeida Gomes, com o carnavalesco e comentarista Milton Cunha. Antes da alteração, a Amarela e Preta da Zona Sul iria abordar a filosofia Ubuntu, que é sustentada pela solidariedade e generosidade entre as pessoas. Tiago Martins garantiu que, por conta das incertezas causadas pela pandemia, essa mudança não chegou a prejudicar o desenvolvimento do desfile.
"A São Clemente, que sempre foi uma escola que trouxe a alegria para o público na avenida, não poderia deixar de reverenciar todo o talento, humor e importância do Paulo Gustavo para todo o Brasil. A escolha dessa homenagem foi muito justa e abraçada de uma forma tão bonita e espontânea pela escola e por toda a comunidade, que não foi difícil nem demorado para montarmos esse carnaval. O Paulo Gustavo é um artista muito inspirador e tem um espaço cheio de carinho no coração de cada um de nós. Falar dele é algo muito especial e motivador. A mente voa, e traz de volta um turbilhão de pensamentos e ideias. O mais difícil é organizar todas elas", lembrou Martins, que completou:
"O público pode esperar um desfile muito alegre e cheio de surpresas do início ao fim. Acredito que a passagem da São Clemente na avenida terá também muita emoção e irá contagiar e conquistar o coração de todo o público, assim como o Paulo conquistou a todos nós. Estamos trabalhando com muito carinho e dedicação para isso".
Com um número incontável de personagens na carreira, Paulo Gustavo marcou a história da dramaturgia e da comédia brasileira com a inesquecível Dona Hermínia. Inspirada na mãe do humorista, a dona Déa Lúcia, a emblemática niteroiense pode representar muitas mães brasileiras. Para o carnavalesco, mostrar a grandeza do ator para a Marquês de Sapucaí foi um desafio durante todo o processo criativo.
"É com certeza uma responsabilidade muito grande, e cada detalhe tem que ser pensado sempre com muito carinho e cuidado, porque é um enredo que, apesar de alegre, mexe muito com a comoção do público. Além de ter também a sensibilidade com toda a família e amigos mais próximos, que ainda vivem esse luto. Mas aos poucos fomos construindo todo o nosso desfile, e foi uma alegria muito grande poder contar com a família dele sempre tão generosa e disponível nos ajudando", lembrou Martins.
De autoria de Arlindinho Cruz, Braguinha, Caio Tinguinha, Cláudio Filé, Colaço, Danilo Gustavinho, Igor Leal, James Bernardes, Kaike Vinicius, Marcus Lopes, 'Minha Vida é uma Peça' é interpretado por Leozinho Nunes e Maninho. A São Clemente será a terceira agremiação a desfilar no Sambódromo na madrugada de sexta-feira, 24 de abril.
No último Carnaval, a agremiação, comandada pelo carnavalesco Jorge Silva, ficou em 10º na busca pelo primeiro título do Grupo Especial. A São Clemente entrou na Marquês de Sapucaí com o enredo "O Conto do Vigário", de autoria de Marcelo Adnet, André Carvalho, Pedro Machado, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge, Luiz Carlos França, Gabriel Machado e Raphael Candela.
Confira o samba-enredo:
Confira a letra:
O céu me sorriu
A irreverência me chamou, eu vou
Imortal a nossa relação

A bênção lhe dou
Num gesto de amor
Pra você vestir preto e amarelo e sorrir
Atuar com Otelo e Derci

Pra plateia vibrar, gargalhar, delirar
Na próxima cena, no primeiro plano
Nem só Marcelina, nem só Juliano
Milhões de herdeiros
Anunciando a mãe de todo brasileiro

Dona Hermínia mandou avisar que pode
Brincar na Avenida e dizer no pé
Mulher com mulher, tudo bem
Homem com homem, também
O negócio é amar alguém

De Thales, o amor venceu
O sentimento mais fiel
Semente que gerou Romeu
Semente que gerou Gael

Exemplo de atitude
Pra uma nova geração
Corrente de amizade
Sempre em alta tensão
Vai que cola
Esse meu despedaçado coração

Ah, coração
Sou eu a primeira plateia
Divina idea, dei luz ao seu brilho
A nossa vida é uma peça
Graças a você, meu filho

São clementes aqueles que amam
Que cuidam, que sentem
Mostrando a cara da nossa gente
Rir é resistir, seguir em frente
Paulo Gustavo pra sempre!
Ficha técnica:
Nome: Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente
Posição do desfile: quarta escola a desfilar
Dia e hora: sábado, 23 de abril, 1h
Cores: Amarelo e Preto
Presidente: Renato Almeida Gomes
Carnavalesco: Tiago Martins
Rainha de Bateria: Raphaela Gomes
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Vínicius Pessanha e Jack Pessanha
Intérpretes: Leozinho Nunes e Maninho
Composição: Arlindinho Cruz, Braguinha, Caio Tinguinha, Cláudio Filé, Colaço, Danilo Gustavinho, Igor Leal, James Bernardes, Kaike Vinicius, Marcus Lopes