Déo Garcez como Luiz GamaFoto: arquivo pessoal

Após interpretar o primeiro advogado negro do Brasil no teatro, o ator Déo Garcez agora vai viver o personagem na novela "Nos Tempos do Imperador". Para o intérprete, dar vida na TV a um dos personagens mais importantes da História brasileira e que usou as leis e os tribunais para libertar mais de 500 escravos é motivo de celebração.

"Recuperar é fundamental para que a gente faça juz à verdadeira história do Brasil recuperando heróis como Luiz Gama, que ficou invisibilizado por tanto tempo. E a novela atinge um público maravilhoso numa quantidade explêndida. Eu fico muito feliz de presenciar isso e ser chamado para fazer o próprio personagem que eu faço no teatro agora na televisão. É a coroação de um trabalho e dedicação de uma vida.", festeja Deo.

No espetáculo "Luiz Gama- Uma Voz pela Liberdade", encenado por Déo durante seis anos com texto próprio e direção de Ricardo Torres, o público é convidado a repensar a historiografia oficial do Brasil, trazendo uma importante reflexão sobre a necessidade de luta diária pela igualdade de direitos, liberdade e justiça para todos, além de refletir sobre nossos preconceitos contemporâneos. Para o ator, a presença do personagem numa novela é importante para ampliar o conhecimento sobre uma parte da história pouco conhecida dos brasileiros, que em geral foi narrada apenas do ponto de vista do colonizador.

"Essa abordagem é no sentido de resgatar histórias que não foram contadas, mesmo trazendo elementos ficcionais. Afinal é uma obra de arte que também tem um aspecto de liberdade de expressão. Não é um documentário, é uma obra aberta, um folhetim, cujo gênero permite essa possibilidade aos autores e roteiristas retratarem tendo um aspecto ficcional também.", disse Garcês.


Na trama das 18h, o personagem entra na segunda fase. Déo conta que a novela vai retratar a passagem de Luiz Gama pelo Rio de Janeiro, cuja ida também servia para fortalecer a luta abolucionista através das revoltas por liberdade que ocorreriam naquela época. O ator também falou com a nossa coluna sobre as relações históricas da trajetória do líder abolicionista com as causas contemporâneas.

"É fundamental trazer esse debate para a sociedade, uma vez que a escravidão trouxe mazelas terríveis e consequências que são observadas até hoje. É a população negra que continua sofrendo as consequências dessa própria escravidão, através da exclusão, do preconceito racial, da segregação. No Brasil, a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado, a população carcerária brasileira tem mais de 70% conposta de pele negra e é a população mais vulnerável as balas perdidas no Rio, além dos excluídos da sociedade economicamente.", destaca o ator.

Vale lembrar que em 2015, após 133 anos de morto, Luiz Gama recebeu da OAB o diploma de advogado e no ano de 2018 foi nomeado por leis federais como o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil e inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.