Jenipapo - A Fronteira da IndependênciaFoto: Chico Rasta

O ator Vandré Silveira finalizou as filmagens da série ‘Jenipapo – A Fronteira da independência’, que vai ser exibida na Amazon em 2022. O artista ficou três meses no Piauí, onde gravou a produção. Ele não esconde a emoção pois neste ano celebra 20 anos dedicados as artes com um presente especial: Vai interpretar uma figura história e também seu primeiro protagonista na TV, o fazendeiro Simplício Dias da Silva.

"Ser artista sempre foi resistência. Neste momento de pandemia foi uma benção estar no Piauí gravando uma série tão original. E que possamos reconhecer a importância e a diversidade do nosso Brasil. Esta é a primeira grande produção audiovisual piauiense que aborda a batalha do Jenipapo, me sinto muito honrado. Viva a cultura piauiense!", ressalta Silveira, que neste ano completou 40 anos de idade.


A nova série tem produção da Framme Produções e direção de Alexandre Mello, Tem como principal papel contar a saga da batalha do Jenipapo, uma das mais sangrentas da história da independência do Brasil. O ator conta que dar vida a uma figura histórica como Simplício Dias da Silva é um grande desafio. Ele acredita que este seja o trabalho mais maduro como ator.

"Simplício é um personagem de muitas complexidades e meu maior desafio foi humanizar este homem controverso. Lá ele era conhecido pelo seu lado cruel, o “Simplição”, como ficou lembrado. Além disso, essa figura também carrega esse lado histórico, ele foi um importante comerciante que desenvolveu a região da então vila da Parnaíba e foi o principal patrono da luta piauiense em favor da independência do Brasil. Eu faço Simplício por volta dos 50 anos." , disse Vandré, que encabeça o elenco da produção que conta ainda com nomes como Adriano Garib e Áurea Maranhão.

Além de ‘Jenipapo’, Vandré poderá ser visto no fim do ano como o caminhoneiro Eurípedes na série ‘Amor dos Outros’. A produção, gravada em 2019 em São Luis (Maranhão), é mais um trabalho dele junto a Framme Produções, com direção de Alexandre Mello, e estreará no Now.

Além da TV, Vandré acumula sucessos também nos palcos. Ele tem um vasto currículo, onde se destaca por sua versatilidade. Dentre os trabalhos ao longo da carreira estão: o primeiro projeto autoral, o monólogo ‘Farnese de Saudade’, com direção de Celina Sodré, sobre o artista plástico Farnese de Andrade em 2012 e a última temporada realizada no teatro Poeirinha (RJ) em 2018. Para fechar, o ator ainda prepara um projeto autoral para levar aos palcos após o fim da pandemia.

"Estou trabalhando em um projeto autoral chamado ‘A Hora do Boi’ que trata da relação do homem com os animais, uma relação de exploração e crueldade. O texto aborda a visão antropocentrista do homem que se coloca numa relação de superioridade aos outros seres.", revela Vandré.