Rio - A escritora francesa Annie Ernaux, de 82 anos, é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2022. A Academia Sueca fez o anúncio nesta quinta-feira. De acordo com a Academia, Annie foi escolhida "pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoa".
Annie escreve romances sobre o cotidiano de seu país e é considerada uma das escritoras mais importantes da França. Ela é autora de mais de 20 livros, entre eles, "O Acontecimento", de 2000, em que relata um aborto clandestino que fez nos anos 1960.
"É um texto implacavelmente honesto, onde entre parênteses ela acrescenta reflexões em uma voz vitalmente lúcida, dirigindo-se a si mesma e ao leitor em um único e mesmo fluxo", disse a Academia.
A estreia de Annie foi com o romance "Les Armoires Vides", em 1974. O livro ainda não foi lançado no Brasil. O reconhecimento veio em 2008 com "Os Anos", obra pela qual recebeu o prêmio Renaudot. Annie é a primeira mulher francesa a vencer o Nobel de Literatura. O prêmio para cada uma das categorias do Nobel, não só o de Literatura, é de 10 milhões de coroas suecas, o que corresponde a cerca de R$ 4,8 milhões.
Annie Ernaux é uma das convidadas da Flip - Feira Literária Internacional de Paraty - deste ano. Ela vai participar da mesa Diamanto Rubro, ao lado de Veronica Stigger, no dia 26 de novembro. A Flip tem início no dia 23 do mesmo mês.
BREAKING NEWS: The 2022 #NobelPrize in Literature is awarded to the French author Annie Ernaux “for the courage and clinical acuity with which she uncovers the roots, estrangements and collective restraints of personal memory.” pic.twitter.com/D9yAvki1LL
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.