Verão chegando. Quantos litros de água devo beber por dia?

É fundamental aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco

Por O Dia

A ingestão de no mínimo 2.5l de água por dia é importante para manter a saúde em dia
A ingestão de no mínimo 2.5l de água por dia é importante para manter a saúde em dia -
Quem mora no Rio de Janeiro já está se preparando para os dias ensolarados, a praia, a piscina e aquele pôr do sol que encanta o mundo. Mas no verão é fundamental ter atenção redobrada com a ingestão de líquidos, especialmente a água, um dos elementos mais importantes, que traz energia e diversos benefícios à saúde. Além disso, usar hidratante e protetor solar ajudam a manter a quantidade de água adequada à pele.
O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de água, por isso a importância de sempre manter a pele hidratada e repor líquidos. Além de ajudar a hidratar, a água tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos, como rim, intestino, coração e pulmões. Quem bebe a quantidade recomendada de água por dia garante o bom funcionamento dos rins e reduz em até 60% a probabilidade de ter doenças ou insuficiência renal.
O nutricionista Guilherme Provençano recomenda a ingestão de no mínimo 2,5 l de água por dia. Ele explica que a água faz o controle térmico do nosso corpo, como se fosse o radiador de um automóvel, mantendo nossos órgãos hidratados e saudáveis.
"No dias mais quentes, transpiramos mais e isso é essencial porque a transpiração reduz a temperatura ajudando a equilibrá-la tanto externa quanto internamente, evitando algum colapso ou mal estar. Muitos pacientes que reclamam de constipação, em sua grande maioria, não fazem uma ingestão adequada de água e nem têm o hábito de consumir frutas e vegetais diariamente, o que também traz benefícios especialmente nos dias mais quentes” explica o especialista.
Para as pessoas que não gostam de beber água ou costumam esquecer e acabam bebendo menos de 1 litro por dia, Provençano tem uma dica.
“Nesses casos indico a ingestão de frutas mais suculentas - com maior teor de água - para promover a hidratação indireta e, ao mesmo ter acesso a vários nutrientes. Pouco a pouco vamos orientando o paciente sobre a importância da ingestão de água e introduzindo o líquido na rotina alimentar de quem acompanhamos” orienta.

CUIDADOS ESSENCIAIS PARA OS DIAS MAIS QUENTES
Água, sempre água - A água evita a retenção de sódio, mineral responsável pelo inchaço do corpo e do rosto. Desta forma, as células cutâneas conseguem expulsar as toxinas com mais facilidade, dando aparência mais suave e saudável.Ainda vale lembrar que quem pratica atividade física deve consumir mais água porque durante os exercícios, aumenta a transpiração à medida que o corpo fica mais quente.
Roupas levinhas - Além do filtro solar e da ingestão de água, nas estações mais quentes do ano, sobretudo no verão, é importante usar chapéu e roupas de algodão, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10h e 16 h (horário de verão).
Óculos, mais do que uma questão de estilo - Um acessório que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.
Invista no filtro solar –O filtro solar deve fazer parte de sua rotina ao longo do ano, mas durante o verão é importante estar ainda mais atenta a esse importante aliado. O produto deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para a exposição mais longa ao sol (praia, piscina, pesca etc.), observando a quantidade necessária. O produto deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).
Escolha a barraca certa –As barracas de praia ideia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários