Saiba como manter a rotina de autocuidado durante a pandemia

A dermatologista Gabriela Vasconcellos dá dicas caseiras e fala de procedimentos estéticos mais acessíveis para serem feitos depois da quarentena

Por O Dia

Veja como manter a pele limpa e hidratada
Veja como manter a pele limpa e hidratada -
Já são cerca de dois meses de distanciamento social e como vocês estão fazendo com cabelo, unha, sobrancelha? Para quem faz uso de cílios postiços a situação é bem complicada, né? Eu conversei com a dermatologista Gabriela Vasconcellos (@dragabivasconcellos) sobre como manter uma rotina de autocuidado, afinal estar bem consigo mesma ajuda a manter a saúde do corpo e da mente.
Nesse tempo de isolamento o sol é primordial?
É importante respirar ar puro, o sol energiza, mas é preciso ter cuidado com os melasmas, que são as manchas escuras na pele. É importante usar protetor solar até dentro de casa.
O que pode ser feito para reduzir os melasmas?
Fugir do sol, investir num bom protetor solar com base porque o uso frequente do celular e do computador prejudicam ainda mais. Uma dica caseira que funciona: compressa de chá de camomila gelado. Coloque cinco saquinhos de chá numa xícara, mantenha por 40 minutos no congelador para que fiquem bem gelado e depois aplique com gaze. Essa receita da vovó ajuda a acalmar, hidratar e dar uma clareada nas manchas, mas é sempre bom lembrar que o melasma é uma patologia é importante o acompanhamento médico.
Toda hora surge uma moda nova, boca maior, boca menos, seios grandes. Quais os cuidados que devemos ter?
Não existe misturar saúde com moda, é preciso ter cuidado com os exageros e ir tratando as perdas com cuidado. É importante que as pessoas estejam com a mente boa, bem consigo mesmas para procurar um serviços de estética. Quando o paciente não está bem consigo mesma, ela corre o risco de colocar na estética o seu problema e nunca estar satisfeita com o resultado. É fundamental manter o equilíbrio, não encher o rostinho de preenchimento. O bacana é deixar o rosto jovem, mas sem exagero.
O que é mais aconselhável para tratar a flacidez de pele, principalmente o que conhecemos como bulldog?
O bulldog é essa gordurinha que fica nas laterais do queixo e uma das queixas mais comuns. Nosso corpo é todo coberto por gordura, músculo e osso. Com o envelhecimento, o rosto vai perdendo a estrutura óssea, depois os compartimentos de gordura vão mudando de forma e vão derretendo. Existem várias formas de tratar esse problema, que incomoda muitas mulheres. Isso depende de uma avaliação médica.
Quais são os cuidados que a gente pode fazer em casa para a pele?
A primeira dica é não mexer em acnes porque pode se abrir uma porta pra entrada de bactérias, por exemplo. É muito importante fazer uma boa higienização com sabonetes líquidos de PH neutro para tirar filtro solar ou maquiagem. Além disso, é fácil encontrar em farmácias máscaras de pacotinho, que custam cerca de R$ 10 e podem ser usadas duas ou três vezes. Elas são excelentes e ajudam a hidratar a pele.
Para quem usa cílios postiços. O que fazer?
Lavar o rosto sem esfregar os olhos, sem passar sabonete na região e nem demaquilante. Use xampu de crianças com PH básico para a higienização.
Quais são as causas da queda de cabelo?
Com o envelhecimento, o fio de nosso cabelo vai afinando, perdendo a cor e isso é normal. O estresse também é um fator importante, no caso das mulheres, existe a questão hormonal. Há pessoas que fazem dietas desequilibradas e acabam tendo uma perda nutricional. A química desequilibra o PH de nosso cabelo, isso ajuda a afinar, o cabelo começa a cair, a quebrar. Mas é possível tratar todos esses casos.
A partir de quantos anos é indicado começar a usar os cremes anti-idade?
A partir de 25 anos.
Depois de todas as dicas, Dra. Gabriela nos deixou uma receita caseira para pele oleosa:
-1 colher de chá de aveia em flocos
- 1 xícara de leite integral
- Mel
Misture todos os ingredientes, passe na pele e retire depois de 20 minutos. Essa receita controla a oleosidade, revitaliza e hidrata a pele.







Comentários