SOS para os cabelos  - Divulgação
SOS para os cabelos Divulgação
Por O Dia

Rio - Uma mulher satisfeita com seus cabelos não quer guerra com ninguém. E manter as madeixas bem cuidadas durante o isolamento social é um desafio e tanto. Por isso, convidei o hair stylist Roberto Martins para nos dar dicas práticas de como manter nossos fios saudáveis e bonitos mesmo durante a quarentena. E será que realmente vale a pena cortar as pontinhas do cabelo com frequência? O especialista tira essa e muitas outras dúvidas. Vem comigo!

O que podemos fazer para evitar a queda capilar?

O primeiro ponto é checar qual é o motivo da queda. Pode ser um problema emocional, estresse, reação ao uso de algum medicamento. Neste momento de quarentena ainda precisamos lavar os fios todas as vezes que vamos à rua, e a lavagem em excesso também ajuda a danificar o cabelo. Uma dica bem antiga e que funciona é usar óleo de rícino com uma ampola de vitamina A. Friccionar essa misturinha no couro cabeludo duas vezes por semana pode ajudar.

Qual a diferença entre fios ressecados e fios secos?

O fio seco é uma característica do cabelo, enquanto o fio ressecado pode ser resultado de uma série de ações externas como uso de produtos químicos e exposição excessiva ao sol. Dormir com os cabelo molhados é péssimo porque causa a proliferação de fungos e mofo. A minha dica é: precisou lavar os cabelos à noite, use um secador.

Como recuperar os fios danificados?

As máscaras capilares ajudam muito. Elas foram criadas para que você possa fazer a manutenção da hidratação em casa. Se você não tiver nenhuma máscara, procure um óleo que tenha em casa e faça uma umectação: passe o produto em todo o cabelo, prenda e durma com ele. Pela manhã, lave os fios normalmente. Esse processo noturno vai ajudar a hidratar o cabelo.

E se não tiver nem máscara e nem óleo?

Use o óleo de coco, que pode ser até mesmo aquele usado na cozinha. Ele hidrata e devolve o brilho para o cabelo ressecado. Outra dica maravilhosa é misturar o óleo de coco com uma ampola de vitamina A, que é facilmente encontrada na farmácia. O cabelo ficará brilhoso.

Para quem tem a raiz oleosa e as pontas ressecadas, o que fazer?

Hoje já existem no mercado produtos indicados para este tipo de cabelo, que remove a oleosidade da raiz sem ressecar as pontas. Se você não tem esse xampu em casa, lave os cabelos com um xampu neutro para remover toda a oleosidade. Repita o processo de lavagem duas ou três vezes. No fim do banho, enxague. Não deixe o condicionador ou a máscara atingirem a raiz.

Qual o normal de crescimento dos cabelos?

Cerca de 0,3 milímetros por dia. Existem produtos que estimulam o crescimento, mas é um conjunto de fatores que contribuem para o crescimento, entre eles uma boa alimentação e se manter hidratada bebendo bastante água.

Cabelos ressecados nas pontas?

Dependendo do ressecamento e se elas estiverem com pontas duplas, é indicado o corte. Aliás, eu oriento minhas clientes a cortarem as pontinhas do cabelo a cada dois meses.

Existe uma tendência grande para a mulher migrar pro cabelo branco. Como deve ser esse cuidado?

O grisalho é um cabelo com falta de melanina, então requer muito mais cuidado. É indicado um xampu matizador, que evita o efeito amarelado, hidratação capilar, e para deixar o ar mais jovial, um corte moderno.

É importante mudar de xampu sempre?

Sim. A dica que dou para as minhas clientes é usar um xampu até que ele acabe e depois trocar por um outro. A ideia é alternar um produto que hidrate, reconstrua e nutra o cabelo.

 

Dicas de ouro!
Publicidade
# Lavar os cabelos dia sim, dia não. Lavar todo dia nem pensar!
# Usar sempre xampu próprio para o seu tipo de cabelo.
Publicidade
# Faça umectação uma vez por mês.
# Jamais dormir com os cabelos molhados.
Publicidade
# Aparar as pontas do cabelo a cada dois meses.
Publicidade
Teste em casa
Nem sempre é fácil saber qual é o seu tipo de cabelo e isso é muito importante para adquirir os produtos indicados e tratar as madeixas da maneira adequada. Roberto Martins nos deixou uma dica de ouro, que é supersimples. Coloque um fio de cabelo em um copo com água e aguarde cinco minutos. Se o fio flutuar, ele precisa de hidratação, se ele ficar no meio do copo, ele precisa de nutrição, se ele afundar, seus cabelos precisam de reconstrução.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários