Gema de ovo é fonte de vitamina A - Pixabay
Gema de ovo é fonte de vitamina APixabay
Por O Dia
Alimentação e saúde têm tudo a ver. Isso não é novidade para ninguém, mas além de prevenir, uma alimentação saudável pode nos ajudar a combater as doenças. Em meio à pandemia de coronavírus, conversei com o médico Rodrigo Mauro, especialista em Medicina Interna e Nutrologia, que tem atendido dezenas de pacientes diagnosticados com a Covid-19 e oferecido um tratamento personalizado para cada caso. A nutrição é um do pilares para a recuperação de quem é atendido pelo especialista.
- Minha abordagem terapêutica sempre se baseou na alimentação saudável, balanceada, com preferência a alimentos frescos e orgânicos preparados em casa, que conferem um teor nutricional maior. O paciente é desde a primeira consulta orientado com relação aos benefícios da alimentação saudável bem como do prejuízo a médio e longo prazo do consumo de alimentos industrializados, excesso de carboidratos simples (como farináceos e açúcares) e gorduras conhecidas como trans, que conferem ação oxidante e inflamação sistêmica. A suplementação vitamínica e mineral também é prioridade no meu trabalho – explica o médico.
Publicidade
Além da nutrição, a equipe multidisciplinar dirigida por Dr. Rodrigo Mauro na Clínica Heal, atua com o objetivo de evitar que o paciente diagnosticado com Covid-19 precise de internação e conta, inclusive, com um serviço de Fisioterapia Respiratória que atua em casos de maior complexidade.
- Percebi ao longo destes três meses como a adesão prévia a meu tratamento foi fundamental ao desfecho positivo desta nova virose que enfrentamos. Existem ainda muitas incertezas, mas meus pacientes que já faziam a suplementação adequada e aderiam às orientações nutricionais foram pouco sintomáticos (em alguns casos assintomáticos) e todos evoluíram bem – comemora o médico.
Publicidade
Segundo Dr. Rodrigo, a natureza nos oferece alimentos ricos em oligoelementos e vitaminas, portanto alimentos frescos, orgânicos e preparados adequadamente podem aumentar a imunidade. Ele explica que no dia a dia é muito importante retirar os alimentos refinados e processados, incluir alimentos integrais, frutas frescas e estimular o jejum noturno.
- É importante ressaltar que não há tratamento natural para a cura da COVID-19 e que o tratamento medicamentoso deve ser iniciado prontamente – finaliza o especialista.
Publicidade
 
A alimentação é um fator poderoso para ajudar a combater doenças - Pixabay
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Guia Prático
A Associação Brasileira de Nutrologia criou uma cartilha online com orientações nutricionais para aumentar a imunidade. Entre as dicas estão:
Publicidade
- Esteja sempre hidratada: Beba diariamente de 35 a 40 ml de água para cada kg do seu peso corporal. Uma pessoa com 45kg, deve beber entre 7 e 8 copos de água por dia;
- Carnes (principalmente a vermelha) e frutos do mar são fontes de zinco;
- Nozes, castanhas, amêndoas e verduras são fontes de magnésio;
- A castanha-do Pará é a principal fonte de selênio;
- Queijo, gema de ovo, manga, mamão e cenoura são ricos em vitamina A;
- As frutas cítricas como laranja, maracujá, limão e abacaxi) são ricas em vitamina C;
Frutas cítricas são ricas em vitamina C - Pixabay

Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
- Salmão, atum, sardinha, ovos e queijos possuem muita vitamina D;
Carne de fígado, ovos, legumes, verduras, especialmente brócolis e couve, cereais integrais e leites são alimentos ricos em vitaminas do Complexo B.