A turma do Clubinho da Saúde ajuda a prevenir acidentes - Divulgação
A turma do Clubinho da Saúde ajuda a prevenir acidentesDivulgação
Por O Dia
No Brasil os acidentes representam a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 14 anos. São cerca de 13 óbitos por dia e, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 90% desses acidentes poderiam ter sido evitados com medidas simples de prevenção. Durante o isolamento social a estimativa é de que estas estatísticas cresçam em cerca de 30%, padrão atingido durante os períodos de férias escolares e finais de semana.
Uma iniciativa lançada em 2011 pelo empreendedor de Impacto Social Eliandro Maurat pode ajudar os pais na tarefa de evitar os acidentes domésticos. O Clubinho Salva Vidas (@clubinhosalvavidas) foi criado com o objetivo de ajudar a reduzir os acidentes de trânsito por meio de atividades educativas e cresceu. Eliandro se uniu à diretora de TV e Cinema, Tininha Araújo, ao designer de personagens Bernardo Prata e ao programador Eduardo Miranda e juntos com médicos investidores desenvolveu diversos produtos e serviços pensados para promover a segurança e bem estar dos pequenos.
Publicidade
No portal www.clubinhosalvavidas.com.br é possível adquirir materiais gratuitos, que orientam os pais com dicas essenciais para segurança e bem-estar das crianças. Já os pequenos também podem ter acesso a desenhos animados sobre diversos temas, jogos, músicas e outras atividade.

- Nossos produtos são direcionados para as escolas, mas as famílias também podem adquirir através da PlayTable, que é a primeira mesa digital com jogos ludopedagógicos do país. Além de jogos que desenvolvem o raciocínio lógico, a memorização, a atenção, a paciência, a criatividade, a resolução de problemas, as linguagens de expressão e a coordenação motora também é ideal para a Educação Especial porque conta com jogos alicerçados na fonoaudiologia e em metodologias específicas para crianças com autismo, síndrome de down, entre outros - explica Tininha Araújo.

Dados da Oscip Criança Segura mostram que a sufocação e o engasgamento representam a principal causa de morte de bebês com menos de um ano de idade e as quedas o maior motivo de internação. Mas, além dessas causas, há ainda grandes riscos de as crianças sofrerem acidentes de trânsito, queimaduras, afogamentos e envenenamento.
Dados mostram que os acidentes mais comuns de acordo com a faixa etária - Criança segura
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Fonte: https://criancasegura.org.br/dados-de-acidentes/
Publicidade
Veja como evitar os acidentes:

1 - Ao adquirir brinquedos para seus filhos, considere a idade, a habilidade da criança e busque o selo do Inmetro.

2 - Evite brinquedos com pontas afiadas e os que produzem sons altos.

3 - Brinquedos inadequados com peças pequenas podem causar sufocações caso ingeridas.

4 - Até os 3 anos e meio o berço da criança deve conter grades de até 6cm.

5 – Mantenha sempre a tampa do vaso sanitário fechada e as portas dos banheiros
trancadas. As crianças, especialmente as mais novas, podem se afogar em apenas 2,5cm de água.

6 – Na cozinha use as bocas de trás do fogão sempre que possível e vire os cabos das panelas para dentro, nunca para fora. Mantenha fósforos, isqueiros e álcool fora do alcance das crianças. Atenção total com facas e objetos cortantes.
7 – Na área de serviço esvazie todos os baldes e embalagem, guarde-os virados para baixo e longe das crianças. Os produtos de limpeza devem sempre estar trancados e fora do alcance das mesmas.
8 - Cuidado com quinas afiadas e mantenha os móveis longe de janelas e cortinas.
9 - Cubra todas as tomadas que não estão em uso com protetores e verifique se não há nenhuma com fio desencapado.

Para outras dicas de segurança infantil, as mamães e papais podem baixar o guia gratuito com 25 dicas essenciais para cuidar e proteger os pequeninos no portal do Clubinho Salva Vidas.

Novidade

Está saindo do forno uma série com 10 clipes com músicas de autoria do cantor e compositor Michael Sullivan, que criou os maiores sucessos infantis da Xuxa. Sullivan é o único cantor brasileiro no Guinness World Book e juntamente com seu parceiro Paulo Massadas, forma a dupla de compositores com maior número de discos nas paradas de sucesso no menor espaço de tempo.

Da esquerda para a da esquerda pra direita: Tininha Araujo, Eliandro Maurat, o compositor Michael Sullivan e o filho Levi, Anayle Sullivan e Dra. Márcia Frias, médica e também sócia do Clubinho - Divulgação