
Afinal, quando devemos procurar um dentista e o que é considerada uma urgência? Essa é a maior dúvida dos pacientes. Cada caso deve ser avaliado, pois é necessário verificar a urgência de cada pessoa. Mas alguns pontos importantes podem ser observados.
- Como estamos atravessando essa fase de pandemia, o ideal é que o paciente procure o dentista nos casos que possuem urgência. E para esclarecer, podemos considerar urgência os problemas que afetam a saúde oral do paciente, em que existe comprometimento da funcionalidade da boca e dos dentes. São os casos em que há risco de perda de algum elemento dentário, por exemplo, dor ou ainda suspeita de patologias mais graves – explica a dentista Jakeline.
Quando não é possível esperar, ao buscar um atendimento odontológico é preciso tomar alguns cuidados para preservar a sua saúde e dos outros. O sorriso é como um cartão de visitas, ele abre portas e causa boa impressão. Por isso, o cuidado com a saúde oral deve ser prioridade.
- É importante chegar ao consultório odontológico utilizando máscara de proteção, lavar as mãos assim que possível ou higienizá-las com álcool em gel 70%. Parece óbvio, mas é bom lembrar que se tiver qualquer suspeita de contaminação pelo vírus, o paciente deverá desmarcar a consulta. Assim estará preservando a saúde do profissional odontológico e de todos os outros pacientes que também serão atendidos por aquele profissional – destaca a dentista.
E para manter a saúde bucal em dia, alguns cuidados diários são muito importantes. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia após as refeições, antes de dormir e ao acordar. Além de usar o fio dental, que é indispensável para prevenção de cáries. Uma alimentação saudável, evitando hábitos nocivos à saúde oral, como o tabagismo, também são dicas para manter os cuidados com os dentes.
- Parece clichê, mas o segredo para um belo sorriso é o paciente feliz que está por trás desse sorriso. Como dentista, eu me vejo muitas vezes na posição também de psicóloga, antes de iniciar o tratamento é necessário entender quais as insatisfações daquele paciente, só assim é possível tratar o paciente por completo – finaliza Jakeline.