Saiba os cuidados ao procurar um dentista na pandemia - Divulgação
Saiba os cuidados ao procurar um dentista na pandemiaDivulgação
Por O Dia
Com a pandemia, o medo do contágio pelo coronavírus fica ainda mais evidente na hora de ir ao dentista, principalmente pela forma como o atendimento é feito. Mas não podemos descuidar da saúde bucal, mesmo durante o isolamento social. Pedi algumas dicas para a dentista Jakeline Dias, que reforçou este alerta e deu algumas dicas para quem precisa procurar esse tipo de profissional.

Afinal, quando devemos procurar um dentista e o que é considerada uma urgência? Essa é a maior dúvida dos pacientes. Cada caso deve ser avaliado, pois é necessário verificar a urgência de cada pessoa. Mas alguns pontos importantes podem ser observados.

- Como estamos atravessando essa fase de pandemia, o ideal é que o paciente procure o dentista nos casos que possuem urgência. E para esclarecer, podemos considerar urgência os problemas que afetam a saúde oral do paciente, em que existe comprometimento da funcionalidade da boca e dos dentes. São os casos em que há risco de perda de algum elemento dentário, por exemplo, dor ou ainda suspeita de patologias mais graves – explica a dentista Jakeline.

Quando não é possível esperar, ao buscar um atendimento odontológico é preciso tomar alguns cuidados para preservar a sua saúde e dos outros. O sorriso é como um cartão de visitas, ele abre portas e causa boa impressão. Por isso, o cuidado com a saúde oral deve ser prioridade.

- É importante chegar ao consultório odontológico utilizando máscara de proteção, lavar as mãos assim que possível ou higienizá-las com álcool em gel 70%. Parece óbvio, mas é bom lembrar que se tiver qualquer suspeita de contaminação pelo vírus, o paciente deverá desmarcar a consulta. Assim estará preservando a saúde do profissional odontológico e de todos os outros pacientes que também serão atendidos por aquele profissional – destaca a dentista.

E para manter a saúde bucal em dia, alguns cuidados diários são muito importantes. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia após as refeições, antes de dormir e ao acordar. Além de usar o fio dental, que é indispensável para prevenção de cáries. Uma alimentação saudável, evitando hábitos nocivos à saúde oral, como o tabagismo, também são dicas para manter os cuidados com os dentes.

- Parece clichê, mas o segredo para um belo sorriso é o paciente feliz que está por trás desse sorriso. Como dentista, eu me vejo muitas vezes na posição também de psicóloga, antes de iniciar o tratamento é necessário entender quais as insatisfações daquele paciente, só assim é possível tratar o paciente por completo – finaliza Jakeline.
%MCEPASTEBIN%