Adolescentes - Dicas para estudar em casa durante a pandemia  - Divulgação
Adolescentes - Dicas para estudar em casa durante a pandemia Divulgação
Por O Dia
Em tempos de pandemia, a rotina de estudos dos adolescentes e jovens candidatos que prestarão o vestibular foi alterada. Além disso, aulas presenciais em escolas, universidades e cursinhos estão suspensas. Para os pais, isso trouxe mais preocupações, afinal é o futuro dos filhos que está em jogo. Para manter a qualidade dos estudos e minimizar os impactos negativos na rotina, os especialistas Debora Stelzer, orientadora pedagógica do Cursinho da Poli e Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, dão dicas para superar essa fase.

- Siga uma rotina semelhante a que tinha na sua instituição de ensino: acorde cedo, tome o café da manhã, siga os conteúdos programáticos que estão sendo trabalhados e não acumule matérias. Evite acompanhar as aulas na cama e ainda de pijama. Tenham um calendário que ocupe o tempo de segunda a sexta - afirma Gilberto Alvarez.

DICA ESPECIAL: Divida seu dia em três partes: Estudo / Momentos com a família / Lazer.

- A ansiedade com o vestibular é recorrente neste período, o mais importante é manter a calma e confiar nos estudos. A participação da família é essencial para dar o apoio que o estudante precisa. É interessante incentivar com perguntas de desenvolvimento, como por exemplo: “Como estão os estudos?”, “Você precisa de ajuda?”, assim o aluno se sente acolhido – explica Debora Stelzer.

Confira as dicas para os alunos:

- Nos estudos, dedique entre 4 e 6 horas diárias, divida 1h para cada matéria, com intervalo de 10 minutos entre as mesmas;
- Durante as matérias evite distrações como o uso do celular ou televisão ligada. Exercite a disciplina;
- Se tiver dificuldade para se concentrar, experimente criar uma playlist com música clássica ou músicas leves;
- Respeite os horários das refeições;
- Em um momento propício, converse com seus familiares e amigos próximos e compartilhe suas expectativas e planos;
- Inclua em sua rotina um tempo para assistir sua série favorita, mas cuidado para não “maratonar” na madrugada e prejudicar seus estudos no dia seguinte. É preciso ter disciplina tanto nos estudos quanto nos momentos de lazer.
- Tenha um ciclo para estudar, procure iniciar pela apostila, seguindo para videoaula e depois conclua os exercícios.