Pais devem tomar algumas precauções na hora de escolher o brinquedo para seus filhos  - Divulgação
Pais devem tomar algumas precauções na hora de escolher o brinquedo para seus filhos Divulgação
Por O Dia
Hoje é o Dia das Crianças, um dia especial e cheio de brincadeiras. Mas também é dia de fazer um alerta aos pais que devem tomar algumas precauções na hora de comprar os brinquedos. Alguns, por mais simples e inofensivos que possam parecer, podem representar alguns riscos. Então, fiquem ligados nas dicas para garantir uma escolha segura e divertida.

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Instituto Alana, 90% dos brinquedos fabricados no mundo são feitos de plástico. “Este material é de grande importância para a sociedade por ser aplicado nos mais variados objetos e produtos do cotidiano, além de ser 100% reciclável. Ou seja, depois de os pequenos brincarem bastante, é possível doar os brinquedos, desde que estejam em bom estado, ou levá-los aos pontos de entrega para reciclagem”, explica Simone Carvalho, coordenadora do Movimento Plástico Transforma.

No entanto, algumas práticas equivocadas com a incorporação de certas substâncias podem causar problemas de saúde. Portanto, antes de comprar um brinquedo para seus filhos ou para outras crianças, pergunte a si mesmo estas cinco questões muito importantes:

1 - Onde está o selo INMETRO?
A certificação do INMETRO, órgão responsável pela certificação dos brinquedos no Brasil, é uma garantia de que o brinquedo atende a requisitos mínimos de segurança como, por exemplo, não apresentar em sua estrutura ou composição componentes que apresentem risco à saúde ou lesões corporais. Os produtos que levam o selo, incluindo os de plástico, são periodicamente ensaiados por laboratórios acreditados e, se for comprovado que o fabricante desrespeitou a norma, seu certificado pode ser suspenso ou revogado. Em caso de reprovação nos ensaios, o brinquedo fica impedido de ser comercializado em todo o território nacional.

2 - Qual a faixa etária recomendada no brinquedo?
Bebês e crianças pequenas costumam levar os brinquedos à boca, especialmente as peças pequenas. Os menores gostam especialmente de brinquedos como instrumentos musicais, panelinhas, blocos de montar, jogos de encaixar, bonecos e carrinhos. Portanto, mesmo que contenha o selo INMETRO, é importante que a criança brinque apenas com brinquedos recomendados para sua faixa etária.

3 - Precisa montar o brinquedo?
Muitos brinquedos são embalados com pequenas peças ou etiquetas que podem ser facilmente engolidos. É importante que os pais ou responsáveis desembrulhem os brinquedos antes de permitir que as crianças brinquem com eles. Não deixe que crianças pequenas desempacotem seus próprios brinquedos. Embora as crianças mais velhas possam parecer capazes de fazer isso, elas podem deixar pequenas partes da embalagem para trás que podem causar um risco para um irmão mais novo, por exemplo. Além disso, é importante realizar o descarte correto das embalagens, para que elas possam ser recicladas.

4 - O que a internet fala sobre o brinquedo?
Virou praticamente uma regra fazer algumas pesquisas básicas na internet antes de fazer qualquer compra. Com isso, é possível ler críticas de clientes, verificar se há avisos de saúde pública, avisos de recall ou até saber a opinião de um amigo que tenha filhos da mesma idade.

Tomando todos esses cuidados, qualquer brinquedo de plástico que possa ser comprado para seu filho será seguro. “O uso do plástico revolucionou o segmento de brinquedos com propostas cada vez mais criativas e inovadoras, permitindo a fabricação de objetos com diferentes tamanhos e formatos. Eles são os queridinhos das crianças e possuem a vantagem de serem mais duráveis, facilitam a higienização já que são laváveis e, quando não forem mais usados pelas crianças, podem voltar ao ciclo produtivo por meio da reciclagem”, finaliza Fernanda Maluf, também coordenadora do Movimento Plástico Transforma.