Conheça os benefícios da vitamina D para a saúde  - Divulgação
Conheça os benefícios da vitamina D para a saúde Divulgação
Por O Dia
Um problema que muita gente tem, mas não sabe, é a deficiência de vitamina D no organismo. Eu conheço algumas pessoas que já sofreram com isso e acabaram descobrindo o problema por acaso. E você, conhece alguém que teve falta desta vitamina no corpo?

A vitamina D desempenha um papel fundamental na absorção de cálcio e fósforo pelo intestino e é reconhecida tradicionalmente pela medicina como uma das substâncias essenciais para o fortalecimento dos ossos. Ela previne o raquitismo na infância, a osteoporose na terceira idade e ajuda a combater a pressão alta, controlar o peso e reduz o risco de tumores.

O médico Paulo Lessa, especialista em saúde e qualidade de vida, explica que a alimentação é necessária, porém não é suficiente para garantir doses adequadas de vitamina D no organismo. “A maior parte desse nutriente é obtido pela exposição solar. Há casos de pessoas que, com a devida prescrição médica, podem e devem fazer a suplementação”, explica.

A Vitamina D favorece a saúde óssea, muscular e combate fraturas. “Além dessas funções, há estudos sugerindo que a vitamina D interfere no sistema imunológico e que sua deficiência teria ligação com o desenvolvimento de doenças autoimunes, a exemplo de diabetes, doença inflamatória intestinal, artrite e outras”, conta o médico.

Saiba onde você pode encontrar a Vitamina D:
- Sol;
- Leite;
- Salmão;
- Sardinha;
- Óleo de fígado de peixe;
- Cogumelo;
- Ovos;
- Alguns cereais que são fortificados com essa vitamina.