Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, ensina como escolher o melhor recipiente para cada receita - Divulgação
Glauber Britto, do canal Champagne com Dendê, ensina como escolher o melhor recipiente para cada receitaDivulgação
Por O Dia
Você sabia que existe uma panela correta para cada tipo de receita? Respondendo essa pergunta e confirmando se é a “panela velha que faz comida boa”, o youtuber Glauber Britto, criador do canal Champagne com Dendê, fala do assunto e ensina como a escolha do melhor recipiente pode dar um toque especial para a refeição.

- Existem panelas específicas para cada tipo de preparo e uso de alimentos, por exemplo, a cebola não pode ser feita em qualquer vasilha por ser oxidante e tem recipientes que não suportam. As panelas que mais conservam o sabor são as de barro, ferro, titânio, esmaltado e cerâmica - explica o youtuber, que é conhecido na web por levar o tema gastronomia de forma simples, elegante e acessível para todos.

Confira as dicas do especialista:

Qual a melhor panela?
A panela de inox não é tão boa. Ela libera níquel em pequenas quantidades para os alimentos. Dessa forma, é bom evitar o preparo de alimentos ricos em enxofre, como brócolis, couve-flor, repolho e cebola, que aumentam a migração do níquel. Panelas de inox não são indicadas para fazer frituras porque esse procedimento aumenta a migração de níquel da panela para o alimento.

E a panela de pressão: qual é o segredo?
Sempre troque a borracha da tampa, que é a peça fundamental para uma excelente vedação e use a quantidade certa de líquido para o cozimento, pois se usar uma quantidade menor esse líquido pode evaporar rápido e criar muito ar na panela, que corre o risco de explodir.

Panela pode ir para a mesa?
É até charmoso levar uma panela bonita para a mesa, não é mesmo? As panelas que podem ir direto são as de barro, pedra sabão, ferro e titânio. Isso porque existem comidas que depois de prontas não ficam boas se forem transferidas para recipientes, então a ideia é servir direto na panela e ficam bonitas na mesa. Temos como exemplo uma boa moqueca em uma panela de barro.

O Youtuber lista qual panela combina melhor com cada tipo de receita:

- Grelhados e frituras: titânio ou teflon, pois dispensam óleo. Porém o teflon tem que estar bem conservado.
- Caldos e sopas: escolha panelas de cerâmica ou barro, pois conservam mais o calor.
- Carnes e cozidos: panelas esmaltadas dão um bom resultado além de não liberar toxinas mesmo em cozimentos mais longos.
- Arroz e acompanhamentos: a panela de alumínio pode ser uma ótima opção, desde que não se utilize alimentos ácidos como cebola, brócolis e couve.
- Legumes e verduras: prefira panelas com opção de cozimento a vapor. Assim dá para manter todas as capacidades nutritivas dos vegetais.
- Feijão e molhos: para cozinhar feijão, prefira as panelas de ferro para dar uma incrementada na absorção de ferro da sua família. Ela também é indicada para molhos por conservar a temperatura.