A cirurgia de rinoplastia não é recomendada para todas as faixas etárias?
Verdade. A rinoplastia é indicada a partir dos 15 anos, quando o crescimento dos ossos e cartilagens é encerrado. Independentemente da idade, o paciente deve passar por avaliação e exames pré-operatórios antes do procedimento.
O resultado é imediato?
Mito. Eles costumam aparecer em torno de três a 12 meses após a cirurgia, dependendo do caso. O mesmo vale para a evolução e cicatrização de cada paciente.
A cirurgia pode alterar a respiração?
Verdade. Quando o paciente apresenta queixas respiratórias ou cansaço ao realizar atividades físicas, deve solicitar um exame de imagem (tomografia computadorizada) para avaliar a parte funcional. Detectando-se alguma alteração, como desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos, entre outras, ele pode ser encaminhado ao otorrinolaringologista para avaliar a necessidade de realizar em conjunto com o cirurgião plástico a parte da função respiratória.
O procedimento ajuda na diminuição do ronco?
Verdade. Quando a via aérea é prejudicada pela obstrução nasal ou há insuficiência das válvulas nasais, utiliza-se uma técnica específica para estruturação do nariz, e impacta na diminuição do ronco
A rinoplastia pode ser feita mais de uma vez?
Verdade. Quando não tiver um resultado satisfatório, pode, sim, realizar outra cirurgia, desde que aguarde 6 meses. Esse é o menor tempo para que o nariz esteja com o mínimo possível de fibrose e próximo ao resultado final.
O pós cirurgia é doloroso?
Mito. Com a modernização do procedimento, as queixas de dor no pós-operatório se tornaram cada vez menores. Os relatos dos pacientes se assemelham a um resfriado leve, como entupimento do nariz e coriza.