Nutricionista ensina alimentos bons para reduzir a TPM Divulgação

A tensão pré-menstrual, mais conhecida pela sigla TPM, ocorre por alterações hormonais normais do ciclo menstrual. Todas nós já passamos por isso e muitas ainda sofrem com o problema. A TPM é caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais que ocorrem de 5 a 10 dias antes da menstruação. Uma ajuda para amenizar as manifestações neste período está na alimentação.
A nutricionista Juliana Vieira afirma que na TPM, a dieta deve ser especialmente rica em peixe, principalmente salmão, atum e sementes de chia, que são fontes de Ômega 3, uma substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir dores de cabeça e cólicas. A especialista destacou também outros alimentos que devem estar na sua dieta durante o período.
Publicidade
ALIMENTOS BONS PARA A TPM:
- Cereais integrais, verduras e legumes, frutas laxativas como mamão, ameixa e abacate, e também as diuréticas como melancia, melão e abacaxi, ajudam a regular o intestino e diminuem o desconforto abdominal.
Publicidade
- Chocolate com mínimo 70% de cacau pode ser usado para aliviar sintomas de dores menstruais, graças à presença de aminoácidos, vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. Ele pode reduzir significativamente a dor menstrual no final da adolescência.
ALIMENTOS QUE DEVEMOS EVITAR NA TPM:
Publicidade
- Café, chás e cafeinados aumentam a produção do hormônio causador do estresse, piorando sintomas como irritabilidade, ansiedade e oscilações de humor.
- Açúcar e alimentos refinados provocam um pico na liberação de insulina, hormônio que leva glicose pra cérebro.
Publicidade
- Sódio e alimentos embutidos podem potencializar a retenção de líquido.
- Alimentos ricos em gordura ruim aumentam a inflamação no organismo. Dessa forma, pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor.
Publicidade
- Bebidas alcoólicas, o álcool piora ainda mais as dores de cabeça, as alterações de humor e o cansaço.