Mãe de 11 filhos, moradora da Bahia é exemplo de superação e garra Reprodução

Rio -  Olá, meninas! Hoje, eu trago a história de uma mulher de muita fibra e que é um verdadeiro exemplo de determinação e garra. Nossa matéria é uma singela homenagem aos professores e professoras deste Brasil. Um Brasil duro, por muitas vezes, mas que tem em seu povo a sua maior riqueza. É nisso que acredito! Em pessoas que não medem esforços para realizar o sonho. Foi assim com a Maria Clara de Santana, ou Dona Maria de Xandu, como é chamada carinhosamente. Aos 76 anos, essa baiana que é dura na queda acaba de se formar em pedagogia.
A mais nova professora do pedaço é mãe de 11 filhos e vive no semiárido da Bahia. Focada em mudar a situação daqueles que a rodeiam, Dona Maria não mediu esforços para conquistar seu diploma de professora. O sonho era antigo, ficou adormecido por algum tempo, mas jamais caiu no esquecimento. Depois de criar todos os filhos, para muitos este seria o momento de descansar e viver a aposentadoria. Dona Maria foi na contramão disso. Ela tinha outros planos para sua vida: concluir o ensino superior e ajudar a transformar a vida de seus futuros alunos através da educação.
E, com a experiência pessoal em educar filhos e netos, a escolha para a graduação não poderia ser diferente. O método escolhido foi o ensino à distância, bastante incentivado por uma amiga. Dona Maria não viu limitações, não tomou conhecimento das barreiras tecnológicas. Foi à luta!
Dali até o início da jornada acadêmica não foi fácil. Xandu encontrou resistência de pessoas próximas, que não entendiam a decisão de retomar os estudos.
“Muitas pessoas ao meu redor eram contra, mas isso me dava mais força para continuar estudando. Eu falava que iria mostrar a elas que estudo não tem idade. Não é somente para gente nova. E hoje, estou aqui, como pedagoga formada”. A formação é recente. Aconteceu no dia 21 de agosto deste ano, em uma cerimônia emocionante, organizada na cidade de Cipó, na Bahia. Ao ter o nome chamado para receber seu diploma, Dona Maria foi imensamente aplaudida por todos.
Mesmo tendo vivido grandes experiências ao longo de mais de sete décadas de vida, Dona Maria conta que não estava preparada para tantas emoções. “Foi um momento importante na minha vida, foi tudo tão bonito, fiquei muito satisfeita. Fui muito bem acolhida pela turma, jamais esperava alcançar isso, mas graças a Deus eu consegui”.
A gestora do curso realizado por Dona Maria, Iracema das Neves, destacou a perseverança e a mensagem positiva que a idosa transmitiu ao colar grau. “Não é todo dia que vemos um exemplo tão marcante de coragem e heroísmo, ao dar o exemplo para todos nós. Que o seu exemplo encoraje milhares de pessoas, de todas as idades, a não ter medo de encarar os desafios do ingresso na graduação e não ter medo dos desafios da vida. Jovens, saindo do ensino médio, adultos com todas as responsabilidades do sustento do lar, e, idosos, que ousam pensar no futuro, na realização dos seus sonhos. Fica o exemplo para todos nós”.
Agora, pedagoga, a professora Maria já colhe os frutos do investimento em sua graduação. Tão logo concluiu os estudos, foi convidada a trabalhar na sua área de formação, na rede municipal de ensino. Antes aposentada, a nova profissional agora prepara-se para um desafio inédito, com toda a perseverança e força de vontade que demonstrou durante os anos de faculdade, ensinando a todos que o desejo de aprender e crescer não deve diminuir com a idade. “Quero continuar vivendo e aprendendo muito mais”.
BELEZA DA ALMA
"O segredo do nosso sucesso é que nós nunca, nunca desistimos" - Wilma Mankiller