Olá, meninas? Vocês já pesquisaram imagens a partir da expressão "cabelo ruim" na internet? Por mais estranho que essa pergunta possa parecer, não chega perto do resultado que as plataformas de buscas nos entregam. Ao buscar esses termos pejorativos encontramos uma série de fotos de mulheres cacheadas e crespas, sendo muitas delas, negras.
Resultante do racismo estrutural existente em nosso país, expressões como "cabelo ruim", "cabelo feio" e "cabelo duro", fez com que por muitos anos mulheres crespas e cacheadas negassem seu cabelo natural e se utilizassem de técnicas para alisá-lo. Tudo isso para se sentirem um pouco mais enquadradas em um padrão de beleza que lhes era imposto desde a infância.
Hoje, muitas são as pessoas que tem como missão mostrar ao mundo a beleza e potência dos cabelos cacheados e crespos. Entre esses defensores da beleza natural temos a mineira Mabel Garcia, especialista neste tema. Ela conta que "aprender a cuidar de cabelos não lisos vai muito além de técnicas e penteados, é sobre ajudar a resgatar a beleza da dona ou dono daquele cabelo na sua forma mais natural". Aproveitando o Dia da Consciência Negra, celebrado ontem (20), a especialista no assunto preparou algumas dicas e motivos para assumir o cabelo natural. Afinal, como ela mesmo diz, "nosso papel nesse momento é de transição social, não é só transição de cabelo".
Autonomia
Muitas pessoas sentem que quando usam química elas tem uma dependência muito grande dos serviços que os salões oferecem. Ao assumir o cabelo natural, essas clientes também ganham essa autonomia porque elas aprendem a lidar com o próprio cabelo e isso faz com que elas se sintam muito capacitadas para diversas situações.
Liberdade
Pode até parecer com autonomia, mas não é. Temos uma dor muito grande quando fazemos uso de produtos químicos. Não se pode ir à praia ou piscina, não pode pegar chuva. Isso muda quando se tem o cabelo natural.
Autoaceitação
Descobrir quem você é, a sua origem, entendendo que o cabelo natural carrega sua ancestralidade, sua história. Quando você se olha no espelho e se reconhece é maravilhoso.
Sem químicas
O uso de determinados produtos te obrigam a retoques frequentes, tem um desgaste muito grande da fibra capilar. O acumulado químico traz um resultado sem movimento e obriga a pessoa a fazer mais escovas, pranchas e outros procedimentos.
Sem padrões
A beleza está em todos os tipos de cabelo. Infelizmente não fomos educados para gostar do nosso cabelo. Talvez esse seja o principal motivo para que a gente, muito cedo, comece a fazer o uso de química. Quebra os padrões impostos é muito importante.
Versatilidade
A pessoas que tem o cabelo natural podem ter o cabelo cacheado e fazer o uso de escovas ser uma lisa temporária, sem perder a naturalidade. Já com o uso de química isso não acontece.
Saúde
Estamos falando do couro cabeludo, que pode ser afetado por alergias, queda capilar entre outros problemas. É possível manter o cabelo saudável, com brilho, maleável e macio, sem uso desses produtos que agridem.
BELEZA DA ALMA
"Ignore, supere, esqueça. Mas jamais pense em desistir de você por causa de alguém" Clarice Lispector
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.