Entre as aulas estão Educação Financeira, Empreendedorismo em tempos de crise e Marketing DigitalReprodução de internet

Olá, meninas!
Vamos às oportunidades da semana!
Qualificação feminina
A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher está com 2 mil vagas abertas no programa "Qualifica Mulher", que oferece cursos online voltados para a autonomia econômica das mulheres. Entre as aulas estão Educação Financeira, Empreendedorismo em tempos de crise, e Marketing Digital. O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Aliança Empreendedora. Todos os vídeos das aulas já estão disponíveis na plataforma e as mulheres podem cumprir a carga horária de acordo com o tempo disponível delas. Ao final dos cursos, as alunas receberão um certificado. As mulheres sem acesso a computadores ou à internet poderão utilizar os equipamentos das Casas da Mulher Carioca nas quartas e sextas-feiras para fazer a inscrição e participar das aulas. As inscrições terminam no dia 31 de dezembro. Para se inscrever, acesse aqui.
Oficinas de desenho
Uma parceria entre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Escola Superior de Propaganda e Marketing traz novidades ao público. Nos dias 7 e 9 de dezembro, serão disponibilizadas vagas gratuitas em oficinas de desenho para adultos e para jovens de 10 a 15 anos. A proposta é entrar no mundo mágico do Theatro, observar, entender e desenhar. Como convidado, André Beltrão, professor de Design. A educadora do Theatro Municipal, Paula Scofano, fará uma visita guiada com os alunos, passando pelos principais pontos da parte interna do equipamento cultural, chegando até o foyer, local onde fica o piano de Chiquinha Gonzaga. As oficinas de desenho de observação vão apresentar noções de perspectiva, luz e sombra. Em um telão, serão projetadas as imagens de artistas no Municipal atuando na orquestra, no balé, além de cenários e um filme de animação. Depois, os participantes vão soltar a criatividade. Inscrições gratuitas pelo site.
Aulas de música
A Escola de Música da Rocinha (EMR) está com matrículas abertas até o próximo dia 10 para crianças e jovens de 5 a 17 anos de idade que tenham algum tipo de deficiência. As aulas acontecem presencialmente, na sede da escola ou online. Os alunos terão suporte individual e especializado de professores de música formados em pedagogia, psicomotricidade e psiquiatria. Desde 2019 a EMR dá apoio especializado a alunos com deficiência intelectual, como síndrome de Down e autismo, buscando a socialização e a melhoria do aprendizado deles na escola regular por meio do Ensino da Música. Atualmente o Núcleo de Acessibilidade da EMR mantém turma com 32 alunos com deficiência, mas a meta é ampliar o número de vagas. As inscrições para alunos com deficiência podem ser feitas gratuitamente por este formulário. Informações pelos telefones (21) 3322-6358 / (21) 99259-8636.
Bolsa de valores
A B3, bolsa do Brasil, está recebendo inscrições para seu programa de capacitação no Mercado Financeiro, com foco em educação financeira e empregabilidade, voltado para pessoas negras. O programa é gratuito e não há limite de vagas. Todos que atenderem aos critérios de seleção (pessoas negras, maiores de 18 anos) poderão participar da trilha completa de desenvolvimento, dividida por módulos que contemplam desde conteúdos sobre como organizar as próprias finanças e realizar investimentos, como voltados à teoria sobre os mercados financeiro e de capitais. Quem concluir essa etapa com bom aproveitamento estará habilitado para passar para a segunda fase, que inclui a análise das respostas dadas pelos participantes no momento da inscrição e também de seus currículos, para que sejam localizadas as pessoas que se identificam e têm interesse em atuar profissionalmente no mercado financeiro. As 200 pessoas selecionadas passam para uma etapa de desenvolvimento de competências comportamentais, plano de carreira e preparação para entrevistas de emprego.

Os cerca de 60 alunos que se destacarem serão reconhecidos com uma bolsa para cursos preparatórios de importantes certificações do mercado financeiro. A B3 também contratará alguns dos alunos que passarem para a etapa de entrevistas, independentemente de serem ou não contemplados com bolsas para as certificações. As inscrições para o programa podem ser feitas até o fim de dezembro, por aqui. O programa pode ser realizado de maneira on-line, por pessoas de todo o Brasil.