Analine Castro em visita ao Espaço de Educação Infantil do RioSolidarioDivulgação

Olá, meninas!
No último 'Mulherão' do ano, vamos conhecer a história da mulher que capitaneou ações que ajudaram milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade em todo o Rio de Janeiro. Estou falando da primeira-dama do Estado, Analine Castro, uma mulher discreta, mas que tem uma fé sem medidas.
Analine é presidente de honra do RioSolidario, uma instituição sem fins lucrativos que, só de janeiro a agosto deste ano, doou 20 toneladas de alimentos a famílias em todos os municípios do Rio. "É um orgulho acompanhar as ações de um dos maiores estados do país. Acho que a maior missão é, cada vez mais, levar políticas públicas para as 92 cidades do Estado para que todos tenham acesso aos serviços do Governo Estadual. É extraordinário possibilitar e gerar esperança. Há muito a ser feito, e em 2022 vamos seguir lutando contra a insegurança alimentar que assombra lares das famílias fluminenses desde o início da pandemia". 
Projeto Locomotiva do Bem do RioSolidario que arrecada doações em diferentes pontos do estado - Reprodução
Projeto Locomotiva do Bem do RioSolidario que arrecada doações em diferentes pontos do estadoReprodução
Analine é casada com o governador do Rio, Cláudio Castro, há quinze anos. Os dois estão juntos desde a adolescência, quando se conheceram num dos grupos de jovens da igreja. No discurso de posse como governador, Castro agradeceu à mulher pela paciência e disse que "nada seria possível" se não fosse ela ao seu lado. Um exemplo da importância da cumplicidade de um casal. "O amor representa a nossa escolha diária, uma dedicação e compromisso com a família, com nossos filhos João Pedro e Maria Eduarda. São 15 anos de casados, de uma história que teve início em um grupo de jovens da igreja e seguiu sendo fortalecida atuando nas paróquias que frequentávamos por uma vontade em comum: de lutar pelos direitos das pessoas e por causas sociais".
Antes de se ver envolvida na política fluminense, Analine chegou a fazer bolos para vender, ainda no início do relacionamento. "Considero cada vivência uma oportunidade de aprendizado. Sempre fui muito curiosa e gosto de proporcionar alegria ao próximo, a confeitaria tem um pouco disso. Foi uma época deliciosa, que me permitiu novos conhecimentos em diferentes áreas, descobrir e colocar em prática alguns dos meus dons, além de adoçar a vida da minha família e de muita gente".
A primeira-dama e o marido são pessoas ligadas à fé. Os dois sempre foram caseiros e, por consequência, discretos. "A fé nos guia e buscamos viver com positividade, esperança e atitudes humanas. A pandemia, por exemplo, embora tenha nos trazido incertezas e, por muitas vezes, o medo e a perda de pessoas queridas, ela também despertou mais fé nas pessoas e o lado mais bonito que o ser humano tem: o da empatia e do acolhimento ao próximo".
Para encerrar nossa conversa, pedi à primeira-dama que deixasse uma mensagem aos nossos Mulherões da vida real, que lutam muito todos os dias. "Que tenham fé, acreditem no seu sonho e na capacidade de realizá-lo. Que a gente busque a união porque juntas podemos nos fortalecer e irmos além. Desejo uma vida com gratidão, honrando a nossa história e o compromisso com o próximo. Convido todas a multiplicarem a solidariedade comigo e com o @riosolidario".
Que a garra e a fé da Analine possam nos inspirar para este 2022. Que seja um ano de muitas alegrias e esperança para todos nós.