Alerta: doença do silicone X explante de próteses Reprodução internet
É um conjunto de sinais e sintomas que podem ocorrer após a inclusão de implantes de silicone. Não existe um exame que comprove a existência da doença. Portanto é um diagnóstico de exclusão. A paciente tem que percorrer várias especialidades excluindo as doenças conhecidas que podem estar causando tais sintomas. A Síndrome ASIA (síndrome auto-imune/ inflamatória induzida por adjuvantes) causa alterações no sistema imunológico da paciente quando ela é exposta a algum fatores (algumas vacinas, implantes de mama, DIU, alumínio). Não existe para nenhuma das manifestações acima um tratamento que seja um consenso na comunidade médica. O explante é uma tentativa de melhorar os sintomas.
Não acredito que a doença esteja ocorrendo mais frequentemente. Inclusive, em 1990, foi levantada a hipótese dos implantes estarem causando problemas autoimunes nas pacientes e isso levou à proibição do uso de próteses de silicone durante 10 anos nos Estados Unidos. Acho que hoje as mulheres têm mais informações, trocam experiências e se observam mais.
O explante é a retirada do implante de mama e da cápsula que o envolve. Isso quando é cirurgicamente possível retirar. Ele pode ser realizado associado à cirurgia de mastopexia, quando a paciente possui tecido mamário suficiente para substituir os implantes ou pode ser associado à lipoenxertia (enxerto da própria gordura da paciente nas mamas), caso a paciente não tenha uma quantidade de tecido suficiente para reconstruir. Ele é indicado para as pacientes que querem uma tentativa de melhorar os sintomas de síndrome ASIA ou doença do silicone, para pacientes que não estão satisfeitas com o tamanho dos implantes. Os riscos são os mesmos de qualquer procedimento cirúrgico nas mamas.
Toda paciente que pensa em colocar prótese de mama deve ter ciência que nenhum implante é eterno. Ele sofre desgaste com o tempo e deve ser trocado em algum momento. Esse tempo pode variar de paciente para paciente, mas é importante fazer anualmente exames de mama (ultrassom e mamografia) para verificar como eles estão. Ao menor sinal de dor, alteração no formato ou na consistência da mama, a mulher deve procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.