O CCIC- BF será instalado no bairro Jardim Vinte e Cinco de 
Agosto, Duque de Caxias - Eliakin Moura
O CCIC- BF será instalado no bairro Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de CaxiasEliakin Moura
Por O Dia

Tendo como tema Segurança Pública, em especial as medidas que vêm sendo tomadas pela Prefeitura de Duque de Caxias para garantir a segurança e promover o desenvolvimento econômico do Município, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, vai reunir nesta sexta-feira , dia 9, com executivos das empresas sediadas no Parque Duque e representantes do governo municipal e Polícia Civil e Militar.

Quem marcará presença é o Vice-presidente do grupo francês Carrefour, Stephane Engelhard que, em 19 de julho, teve o centro de distribuição (CD) da rede em Duque de Caxias assaltado por cerca de 40 homens encapuzados. Também participam da reunião os executivos das empresas BRF, Goodman, BUNGE, GLP Multiteiner e SDI. A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) também tem presença confirmada.


Consórcio Integrado de Segurança Pública

Na reunião, o prefeito Washington Reis vai falar a respeito do Centro Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF).O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Duque de Caxias e está em fase de implementação, já tendo a assinatura das demais cidades da Baixada Fluminense e também de Mangaratiba. Esta última foi convidada por sua proximidade com a região. O CISPBAF - Centro  visa unir os municípios consorciados na gestão associada de um sistema de segurança pública único entre as cidades, mediante a implantação e a implementação de políticas públicas que visem à redução dos níveis de violência urbana.

Entre as tecnologias, sistemas e serviços envolvidos, destaque para os sistemas de inteligência, cinturão eletrônico, monitoramento por vídeo para regiões urbanas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-BF), as redes de comunicação e o uso de softwares inteligentes de reconhecimento facial, placas e notas fiscais, além de outros mecanismos e instrumentos de apoio ao projeto.

O CICC-BF vai contar com recursos tecnológicos para gestão efetiva e integrada da Segurança Pública, possibilitará a conectividade com entidades atuantes no Estado e Baixada Fluminense, vai agilizar e racionalizar medidas operacionais conjuntas entre os órgãos, gerar informações, produzir material de divulgação e estabelecer canais de comunicação direta com a população.