A unidade vai ganhar também uma unidade coronariana até o final deste ano - Gabriel Mendes /Divulgação PMDC
A unidade vai ganhar também uma unidade coronariana até o final deste anoGabriel Mendes /Divulgação PMDC
Por O Dia
Referência em atendimento na Baixada Fluminense, o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) completa 11 anos nesta sexta-feira (13). A unidade de saúde, que recebe pacientes do município e de várias cidades da Região Metropolitana, foi construída com recursos dos governos federal, do estado e da prefeitura e inaugurada no ano de 2008, pelo prefeito Washington Reis.

Ao assumir o segundo mandato, em janeiro de 2017, Washington Reis priorizou ações voltadas para a recuperação da rede. Desde então, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, estabeleceu uma rotina diária de trabalho, que começa às 5h30 no HMMRC, com mutirões de atendimento direto à população.
Publicidade

Nesses 32 meses de governo, os chamados ‘madrugadões da saúde’ no Hospital Moacyr do Carmo realizaram mais de nove mil cirurgias por ano, além de milhares de exames e procedimentos médicos, zerando uma fila de espera com mais de cinco mil pessoas que aguardavam há anos por atendimento no município.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo atual governo, o HMMRC vem recebendo um grande volume de investimentos com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento prestado à população.
Publicidade

Seguindo determinação do prefeito Washington Reis, a SMS tem dedicado todo o esforço necessário para equipar o hospital, garantindo aos pacientes uma infraestrutura de qualidade na prestação de serviços de saúde.

Na atual gestão, a unidade recebeu uma nova ala de psiquiatria, reforma e ampliação do Centro Cirúrgico e novos leitos de CTI. Com a aquisição de novos equipamentos, foi ampliado o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), disponibilizando aos usuários tomografia computadorizada, análises clínicas, ultrassonografias, ecocardiograma com doppler, doppler venoso e arterial de membros e demais órgãos, raio-x e eletroneuromiografia.
Publicidade

A partir do mês de outubro a população terá acesso também a exames de alto custo, como ressonância magnética. Até o final de 2019, o hospital vai ganhar também uma Unidade Coronariana, para a realização de procedimentos cardíacos.

Centro de Saúde Auditiva
Publicidade

Em agosto de 2018, foi inaugurado no hospital o Centro de Saúde Auditiva Eurico Miranda, uma unidade especializada no atendimento às pessoas com problemas de audição. Em apenas um ano de funcionamento, foram realizados 82 mil procedimentos, com 30 mil pacientes atendidos e 7.500beneficiados com a entrega gratuita de aparelhos auditivos. Cerca de 59% das pessoas atendidas no local são de outros municípios, confirmando sua referência no atendimento especializado no estado.

Também foi instalado um novo equipamento de exames laboratoriais, com capacidade de produzir até 1.200 testes por hora. O equipamento digital, um dos mais modernos em atividade no mercado, garante mais rapidez no processamento dos resultados laboratoriais coletados no hospital e na UPA de emergência.
Atualmente, a unidade conta com 280 leitos. A maternidade realiza uma média de 450 partos por mês. Uma reforma no quarto andar está sendo finalizada, onde serão instaladas 56 novas vagas para leitos de enfermaria.
Publicidade

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica na Rodovia Washington Luís, 3.200, Parque Beira Mar, em Duque de Caxias.