Campanha Municipal Contra a Raiva Animal
Campanha Municipal Contra a Raiva AnimalDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - O Instituto Municipal Jorge Vaitsman, da Prefeitura do Rio de Janeiro, constatou um caso positivo de raiva em um cachorro, na última segunda-feira, 9. Segundo informações, o animal foi encaminhado para a unidade depois de ter sido diagnosticado com a raiva canina em uma clínica de Duque de Caxias. Este é o primeiro caso da doença no estado desde 1985.
De acordo com o tutor do animal, o cão teve contato com um morcego no dia 26 de março, mas só apresentou os primeiros sintomas da doença, como baba e falta de coordenação, na última semana. O pet chegou a ser levado a dois veterinários, mas não resistiu. O cachorro vivia com o dono em um bairro de Belford Roxo e costumava passear com o mesmo em bairros da Zona Norte do Rio, como Jardim América.
Publicidade
Agentes de saúde do setor de controle de zoonoses foram acionados e estão monitorando possíveis casos de raiva animal em todos os locais que o cachorro passou nos últimos dias. Uma campanha de vacinação antirábica animal deverá ocorrer em breve nesses locais.
Sintomas da raiva
Publicidade
Os primeiros sintomas da doença são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.

A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato.
A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.