Bichon frisé: branquinhos e fofinhos, eles foram um grande sucesso entre os nobres europeusReprodução/Pixabay

Por O Dia
Duque de Caxias - Dando continuidade à campanha de vacinação antirrábica, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Superintendência de Vigilância Ambiental, Vetores e Zoonoses, promove a partir desta terça-feira, 15, até quinta-feira, 17, a imunização de cães e gatos no Distrito de Xerém. A vacinação acontece das 9h às 12h, nos bairros da Mantiquira, Xerém e Santo Antônio.
Veja abaixo a programação e os pontos de vacinação:
Publicidade
* Terça-feira - 15/06: Colégio Estadual Monteiro Lobato – Mantiquira - (Rua Edir Barbosa – Próximo à Praça da Mantiquira)
* Quarta-Feira - 16/06: Escola Municipalizada Sergipe – Xerém - (Estrada de Xerém – Ao lado da Rodoviária)
* Quinta-Feira - 17/06: Associação de Moradores de Santo Antônio – Santo Antônio - (Rua Antônio Guedes, 359)
Desde o início da campanha de vacinação antirrábica 2021, em 17/05, até agora, quase 6 mil cães e gatos já foram imunizados em Duque de Caxias.

Doença cruel
Publicidade
Os primeiros sintomas da raiva animal são a paralisação parcial dos músculos da garganta. O animal deixa de beber água, baba e tem o chamado latido botonal (um grave e um agudo). Em estágios mais avançados da doença, o bicho apresenta falta de coordenação motora e alteração da visão e da audição, o que provoca irritabilidade e fúria.
A raiva pode ser transmitida por cães, gatos e morcegos, através do contato com a secreção infectada. O mais comum é o contágio por mordida de cão ou arranhão de gato.
Publicidade
A transmissão da raiva ocorre por meio da saliva de animais infectados, principalmente por mordidas, mas também podem ocorrer via arranhões e lambidas desses animais.