Geral - Agenda do prefeito Eduardo Paes, na Praça Zozimo Calazans, em Sensdor Camara, zona oeste do Rio.Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Por O Dia
Rio - O prefeito Eduardo Paes cogita vacinar toda a população do Rio até o início setembro, um mês antes do previsto pela Secretaria Municipal de Saúde (SES). A declaração foi feita na manhã deste domingo (13), durante uma vistoria de praça em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Segundo Paes, a estimativa é devido a aceleração na entrega de vacinas contra a covid-19. "A gente tinha dado uma data de final ou meados de outubro, mas se continuar chegando vacina do jeito que está chegando agora, acho que no começo de setembro já esteja todo mundo vacinado", disse. 
Paes elogiou também os esforços da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na produção das vacinas e o Governo Federal pela compra das vacinas da Pfizer. No final da tarde de sábado (12), a Fiocruz recebeu mais um carregamento com ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção de vacina contra a covid-19. A matéria-prima para produção de vacinas da AstraZeneca chegou pelo Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Os insumos vieram do laboratório Wuxi Biologics, na China. De acordo com a Fundação, a entrega dessa remessa permitirá a continuidade da produção da vacina e garantirá entregas semanais ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 10 de julho.
Publicidade
Calendário antecipado pela segunda semana seguida; confira
Na última quarta-feira (9), Paes anunciou, através das suas redes sociais, que a cidade irá vacinar todos com mais de 50 até o dia 19 de junho, sábado da próxima semana. Foi a segunda semana seguida de antecipação do calendário anunciado no fim de maio. A nova programação antecipa em 10 dias a primeira previsão divulgada pela prefeitura para a faixa etária de 50 anos, que estava programada para receber o imunizante no dia 28.
Publicidade
De acordo com o novo cronograma, na segunda-feira (14) se vacinam o grupo de 53 anos, com mulheres pela manhã e homens no turno da tarde. Na terça-feira (15) o mesmo esquema para quem tem 52 anos. Na quarta-feira (16), a vacinação geral é interrompida para a vacinação dos profissionais da Educação Superior, profissionalizantes e outros. Na quinta-feira (17), a vacinação geral volta com o mesmo esquema de turnos para a faixa de 51 e na sexta-feira (18) será a vez de quem tem 50 anos. Já no sábado (19), será feita uma repescagem para quem tiver mais de 50 anos.
O prefeito Eduardo Paes chegou a comemorar que a sua vez de vacinar estava próximo. Ele vai receber a dose imunizante na quinta-feira (17).