Secretaria de Educação de Duque de Caxias apresenta Projeto Prosa
Iniciativa prevê que os estudantes que tenham qualquer tipo de dificuldade em leitura, em escrita ou em raciocínio lógico possam ter o amparo de um professor
Professores de Duque de Caxias participal do Projeto Prosa - Divulgação
Professores de Duque de Caxias participal do Projeto ProsaDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias apresentou aos profissionais da rede o Projeto Prosa. A iniciativa prevê que os estudantes que tenham qualquer tipo de dificuldade em leitura, em escrita ou em raciocínio lógico possam ter o amparo de um professor dedicado somente a ajudá-los em seu desenvolvimento. Além disso, o projeto dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, assistentes sociais e uma fonoaudióloga.
“Estamos vivendo uma pandemia e devemos ter um olhar sensível porque nossas crianças estão sofrendo impactos socioemocionais que interferem na aprendizagem. Diante dos desafios educacionais, o projeto tem a intenção de ampliar as habilidades dos alunos e superar as deficiências detectadas. Devo reforçar também que a carga horária das aulas ministradas precisa ser diferenciada, já que o Projeto Prosa acontecerá no contraturno das aulas regulares, estando esse grupo de estudantes integralmente na escola”, explicou a secretária de Educação, profª Roseli Duarte.
Em seguida, teve início um ciclo de formação dos professores, que seguirá até a próxima quarta-feira (30), com encontros on-line, assessorados pelo Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Formação Continuada – Sala Paulo Freire.
“Esta rede é extremamente compromissada. Os nossos alunos estão em uma nova adaptação ao ensino, por conta de uma situação que alterou a vida de todos mundialmente. Hoje, estamos recomeçando e buscando construir a melhor forma de chegar até os alunos e de recuperar o tempo que ficou para trás”, contou Glacione Arruda, diretora da Sala Paulo Freire.
Após o ciclo de formação, os docentes estarão preparados para atender às necessidades dos alunos do 4º e 5º Anos de Escolaridade, indicados pelas próprias Unidades de Ensino e que apresentem dificuldades de aprendizagem. A escolha dos estudantes está atrelada ao nível de proficiência em leitura e escrita e nos conhecimentos lógico-matemáticos em que se encontram.
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